Guilherme Costa conquista quarto lugar nos nos 800m livre e se torna melhor colocado do Brasil no último dia de Pan-Pacífico

Guilherme Costa conquista quarto lugar nos nos 800m livre e se torna melhor colocado do Brasil no último dia de Pan-Pacífico (Foto: Reprodução)

LANCE!
12/08/2018
12:20
Tóquio (JAP)

Após uma sequência de conquistas com o bronze de João Gomes Júnior na quinta, a prata de Leonardo de Deus na sexta e o ouro no revezamento 4x100m livre, além do terceiro lugar de Vinícius Lanza no sábado, o Brasil encerrou o último dia de disputa do Pan-Pacífico de Tóquio sem medalha. Neste domingo, os melhores resultados do país foram as quartas colocações de Guilherme Costa nos 800m livre e do revezamento 4x100 medley.

Na disputa dos 800m livre, Guilherme Costa encerrou a prova com o tempo de 7min61s67, 4s46 atrás do australiano Jack MacLoughlin, que ficou com a medalha de bronze. Jordan Wilimovsky, dos Estados Unidos, terminou em segundo lugar, com 7m45s19, e o ouro ficou com o também norte-americano Zane Grothe, que quebrou o recorde da competição, com o tempo de 7min43s67.

No revezamento 4x100m medley, o Brasil foi representado por Gabriel Fantoni, João Gomes Júnior, Vinícius Lanza e Pedro Spajari. A equipe completou o percurso em 3min32s16, ficando 1s64 atrás da Austrália, que ficou com o bronze. A disputa do ouro foi acirrada entre Japão e Estados Unidos, mas apesar de terem surpreendido com o tempo de 3m30s25, os japoneses subiram ao pódio em segundo lugar, porque Ryan Murphy, Andrew Wilson, Caeleb Dressel e Nathan Adrian garantiram o ouro aos Estados Unidos com 3m30s20.

Na prova dos 50m livre, o Brasil foi desfalcado por um de seus principais nadadores, Bruno Fratus, que não pôde competir devido a uma lesão no ombro. Apesar da ausência, o país teve um bom desempenho com Pedro Spajari, que ficou em sexto, e Marcelo Chierighini, oitavo colocado. Gabriel Santos terminou em quarto lugar na Final B e ficou em 12º no ranking geral.

No feminino, Larissa Oliveira encerrou a prova dos 50m livre na oitava colocação, 12º lugar no geral, e Lorrane Ferreira concluiu a Final B em quarto lugar. Encerrando a participação do Brasil na disputa, Leonardo de Deus, medalha de prata na última sexta-feira, acabou ficando em desvantagem nos 200m costa e terminou em oitavo. Na Final B, Brandonn Almeida concluiu a prova em sexto, assumindo o 14º lugar na classificação geral, e Leonardo Santos fechou em oitavo, com a 16ª colocação geral.