Brasil fatura ouro no 4x100m masculino e Lanza fica com a prata no Pan-Pacífico de Tóquio

Ouro brasileiro foi cercado de polêmicas após eliminação dos Estados Unidos por alteração na ordem dos atletas. Vinicius Lanza garantiu o bronze n<span style="font-family: opensans_semibold; font-size: 18px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400;">a final dos 100m borboleta</span>

Brasil é ouro no Pan-Pacífico de Natação
Brasil conquistou duas medalhas no terceiro dia de disputa do Pan-Pacífico 2018 (Foto: Reprodução Sportv)

Escrito por

O Brasil faturou duas medalhas no terceiro dia de disputa do Pan-Pacífico 2018, realizado em Tóquio, no Japão. Os prêmios foram conquistados no revezamento 4x100 metros livre, que teve o conjunto formado por Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Marco Antonio Ferreira Junior e Pedro Spajari com o ouro, após desclassificação dos Estados Unidos, e Vinícius Lanza com o bronze ao vencer os 100 metros borboleta.

A disputa pelo ouro foi cercada de polêmicas. Isso porque, na final do revezamento 4x100 metros livre masculino, a equipe norte-americana, que havia encerrado a prova em primeiro lugar, trocou a ordem dos nadadores no anúncio, por conta disso, os brasileiros solicitaram a desclassificação dos EUA. A reclamação foi atendida pela organização japonesa, que eliminou os norte-americanos. A decisão deu origem ao certame, já que a troca realizada pelos EUA é permitida pela FINA (Federação Internacional de Natação), mas não foi validada pelos árbitros.

Antes da decisão, o time brasileiro havia ficado atrás apenas dos Estados Unidos no revezamento. Representado por Caeleb Dressel, Zach Apple, Blake Pieroni e Nathan Adrian, o conjunto norte-americano encerrou a prova com 3min11s67, tempo recorde na disputa. Pelo Brasil, Spajari finalizou a prova com 3min12s2, enquanto a equipe australiana fechou com 3min12s00.

O norte-americano Dressel, que abriu o revezamento para o seu país, também foi campeão na disputa dos 100m borboleta ao concluir a prova com o tempo de 50s75, passando a frente do parceiro John Conger, que finalizou com 51s32. Vinícius Lanza fechou o pódio com o bronze e a marca de 51s44.

- A união é determinante para que este revezamento esteja sempre brigando por medalhas. Nós somos muito unidos. Mostramos em Budapeste que estamos entre os melhores e não vamos sair. Vamos com tudo visando os Jogos Olímpicos - disse Marcelo Chierighini.

No revezamento 4x100 metros livre feminino, a Austrália saiu na frente com a medalha de ouro e o tempo de 3min31s58, seguida pelos Estados Unidos, que fez 3min33s45 e levou a prata. O Canadá ficou em terceiro, com o tempo de 3min34s07.

Nos 400 metros livre, a norte-americana Katie Ledecky mostrou sua maestria na água mais uma vez ao concluir a prova com 3min58s50, passando à frente da australiana Ariarne Titmus, que finalizou com 3min59s66. A também estadunidense Leah Smith veio na sequência, com 4min04s23.

Outros brasileiros também participaram do terceiro dia de provas: Leonardo Santos ficou em sétimo lugar nos 200 metros medley (1m58s83); Brandonn Almeida terminou a final B dos 200 metros na quarta colocação (2m01s34); Leonardo de Deus ficou em sexto na final B dos 100 metros borboleta (53s19); Fernando Scheffer concluiu os 400 metros livre também em sexto (3m50s55) e Iago Moussalem encerrou a lista, com a sétima colocação nos 100 metros borboleta.

Neste domingo, acontecem as eliminatórias às 22h (horário de Brasília) e as finais serão realizadas a partir das 5h30. Participam da competição: Argentina, Austrália, Bahamas, Canadá, China, Ilhas Cook, Colômbia, Equador, Guam, Ilhas Marianas, Japão, Nova Zelândia, Oman, Palau, Peru, Filipinas, Tailândia e Estados Unidos.

Provas de domingo:
1.500m livre (f), 800m livre (m), 200m costas (f/m), 50m livre (m/f), 200m peito (f/m), 4x100m medley (f/m)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter