Ivan contou sobre a experiência na Itália e a transformação do Jiu-Jitsu (Foto: Arquivo Pessoal)

Ivan contou sobre a experiência na Itália e a transformação do Jiu-Jitsu (Foto: Arquivo Pessoal)

TATAME
07/10/2021
14:14
Rio de Janeiro (RJ)

Nascido em Belo Horizonte, Ivan Rocha treina Jiu-Jitsu desde os 17 anos e, atualmente com 38, carrega uma história repleta de realizações dentro e fora dos tatames. Ele conquistou vários títulos nacionais e internacionais, mas seu maior destaque foi como professor, onde tem uma experiência de 15 anos – sendo seis na Europa, mais precisamente em Milão, na Itália.

O faixa-preta foi um dos pioneiros do Jiu-Jitsu na região da Lombardia. Ele formou uma equipe forte e muito competitiva. Ivan tem vasta experiência, é apaixonado pelo que faz, mas principalmente pelo poder transformador do esporte. Ele contou que, assim como na própria história, já viu a vida de muitos de seus alunos mudarem graças a prática regular do Jiu-Jitsu.

- Uma das coisas que mais sou grato nessa vida é pela oportunidade de ensinar o que mais amo fazer e é impressionante o poder transformador do Jiu-Jitsu. Sou a prova viva dessa transformação. Não tive uma infância e adolescência muito fácil. As dificuldades financeiras era meu maior obstáculo e ela tentou me parar por diversas vezes, mas o amor, o foco a disciplina que adquiri através do Jiu-Jitsu me fizeram mais forte - disse o faixa-preta, que seguiu:

- Eu sabia onde queria chegar e nada poderia me parar ou desviar o foco do meu objetivo de vida, que sempre será me tornar um ser humano cada dia melhor. Assim como na minha vida, vi muitos alunos meus lá fora mudarem completamente a qualidade e estilo de vida, graças ao Jiu-Jitsu. Pessoas sedentárias aderindo um estilo de vida ativo, pessoas acima do peso ficando com corpos saudáveis. Pessoas com um ritmo de vida acelerado e estressante que se esgotavam em horas de trabalhos, subindo ao pódio e conquistando vários títulos - concluiu Ivan Rocha.