Grêmio perde da Universidad Católica e fica em situação delicada na Libertadores

Derrota no Chile deixou o Tricolor na lanterna do grupo H com apenas um ponto e corre o risco de ser eliminado na próxima rodada

Universidad Católica x Grêmio
(Foto: MARTIN BERNETTI / AFP)

Escrito por

Em Santiago, a Universidad Católica derrotou o Grêmio por 1 a 0 e deixou o Tricolor em situação delicada na Libertadores da América. Agora, o time chileno é o vice-líder, com seis pontos. Já os comandados de Renato Gaúcho amargam a lanterna da chave, com apenas um.

Na próxima rodada, a Universidad Católica recebe o Libertad, também em Santiago. O Grêmio mede forças com o Rosario Central, na Arena.

O jogo

No embalo da torcida, a Católica iniciou o jogo trocando passes e no campo do Grêmio. Sem deixar o time de Renato Gaúcho respirar, o primeiro gol não demorou a sair. Aos 16, Magnasco cruzou e Sáez completou para o fundo das redes.

Assim que conseguiu o gol, o time chileno diminuiu o ritmo do jogo e tentou atrair o Tricolor para explorar as contra-ataques, mas a falta de inspiração gremista era assustadora.

Com Luan e Everton abaixo da expectativa, o Grêmio não criava e viu Puch quase ampliar, mas o meio-campista errou o alvo.

Na etapa final o panorama era o mesmo. O Tricolor trocava passes e não conseguia aprofundar as jogadas. Insatisfeito, Renato promoveu a entrada de André no lugar de Luan e deu uma referência no ataque. Em seu primeiro lance, o camisa 9 deixou Cortez em ótima condição para finalizar na grande área. Bem colocado, Dituro salvou.

Diante de um sistema defensivo gremista bagunçado, a Católica explorava as jogadas laterais. Aos 31, Cornejo avançou sem nenhum incômodo, ajeitou o corpo e mandou na cabeça de Sáez, que testou a bola e levou perigo ao gol de Paulo Victor.

Se no campo o Grêmio pouco apresentava, no banco de reservas Renato era a grande atração do time brasileiro. Por diversos momentos, o comandante levava a mão ao rosto, olhava para o céu e não acreditava no que acontecia dentro das quatro linhas.

Na última chance do jogo, a Universidad Católica levou perigo com Riascos em cobrança de escanteio. Paulo Victor se esticou todo e conseguiu espalmar.

FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDAD CATÓLICA 1 X 0 GRÊMIO

Local: San Carlos de Apoquindo , Santiago (CHI)
Data-Hora: 4/4/2019 – 19h
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: John León (COL) e Dionísio Ruiz (COL)
Cartões amarelos: Magnasco, Conejo e Aued (CAT), Geromel e Jean Pyerre (GRE)
Cartão vermelho: Não houve
Gol: Sáez, 16’/1ºT (1-0)

CATÓLICA: Dituro; Magnasco, Kusevic, Lanaro e Cornejo; Fuentes, Pinares e Aued; Fuenzalida, Sáez (Riascos, aos 43/2ºT) e Puch (Lobos, aos 29/2ºT). Técnico: Gustavo Quinteros.

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon, Luan (André, aos 18/2ºT) e Montoya (Alisson, aos 28/2ºT); Everton e Tardelli (Jean Pyerre, aoos 18/2ºT). Técnico: Renato Gaúcho.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter