STJD - Ponte Preta x Aparecidense

STJD concedeu efeito suspensivo que libera Moisés e Gustavo Henrique para volta das semifinais (Divulgação/STJD)

Thiago Ferri
04/04/2019
20:14
São Paulo (SP)

Palmeiras e Santos conseguiram liberar Moisés e Gustavo Henrique, respectivamente, para as partidas de volta das semifinais do Campeonato Paulista. Os clubes conseguiram um efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e não precisarão cumprir nestes próximos compromissos as penas de quatro jogos cada impostas pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP).

Na segunda-feira, o TJD-SP aumentou as penas de Moisés e Gustavo Henrique por conta do entrevero entre os dois no clássico Palmeiras 0 x 0 Santos, na primeira fase do Paulista. O gancho, que era de uma partida, passou a quatro para cada um. Agora, ambos estão livres até que o STJD julgue os recursos.

A nova pena imposta na segunda-feira tiraria os dois atletas do Estadual, que terá, no máximo, mais três jogos para cada equipe. O resultado revoltou o Verdão. O Palmeiras e a FPF estão rompidos desde a final do Paulista de 2018, em que o Verdão considera ter levantado provas de que houve interferência externa contra o Corinthians. Nem a Federação nem o TJD levaram o caso adiante, e as críticas alviverdes foram públicas.

Neste ano, a diretoria palmeirense já mostrou incômodo em duas vezes com o uso do VAR - Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, promete buscar uma reconciliação após o Estadual. Mas na semana passada, Antônio Olim, presidente do TJD-SP, pediu para que o clube parasse de chorar. Pessoas ligadas ao Verdão veem influência da fala no resultado desta noite.

Moisés e Gustavo foram novamente julgados, pois Palmeiras e Santos entraram com pedido de efeito suspensivo depois do gancho inicial de uma partida. Não há mais como recorrer no TJD-SP, então o caso foi levado ao STJD.

O Palmeiras recebe o São Paulo às 16h deste domingo, no Allianz Parque, e quem vencer vai para a final, já que a ida ficou 0 a 0, no Morumbi - em caso de novo empate, decisão nos pênaltis. Já o Santos joga contra o Corinthians às 20h de segunda-feira, no Pacaembu, tentando reverter a derrota por 2 a 1 em Itaquera - o Timão joga pelo empate e, caso perca por um gol de diferença, decidirá a vaga na final do Estadual nos pênaltis.