O que é IPO? Entenda planos de Textor para o Grupo Eagle
Empresa dona do Botafogo pode estrear na Bolsa de Nova York com avaliação bilionária

- Matéria
- Mais Notícias
A Eagle Football Holding, conglomerado de clubes liderado por John Textor, está prestes a dar um passo histórico no futebol mundial: abrir seu capital na Bolsa de Valores de Nova York. Segundo o jornal britânico City AM, o IPO (sigla em inglês para Initial Public Offering) será registrado em breve na SEC, órgão que regula o mercado financeiro dos Estados Unidos.
Relacionadas
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Com clubes como Botafogo, Lyon, Crystal Palace e RWD Molenbeek, a Eagle Football pode se tornar a primeira rede de clubes a realizar uma oferta pública de ações. A expectativa é de que a empresa seja avaliada em até US$ 2 bilhões (cerca de R$ 11,3 bilhões).
O movimento busca recolocar dinheiro no caixa e quitar dívidas feitas durante a compra dos clubes, especialmente o Lyon, que exigiu empréstimos com o fundo Ares.
📊 Mas o que é IPO?
A sigla IPO significa Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial. Trata-se do processo em que uma empresa abre seu capital ao mercado, permitindo que qualquer investidor compre ações dela na Bolsa de Valores. Ao fazer isso, a companhia passa a ter novos sócios e precisa seguir regras rígidas de transparência e governança. O objetivo, geralmente, é levantar recursos para investir ou reduzir dívidas.
🏟️ E o que muda para o Botafogo?
Na prática, o Botafogo não está sendo vendido. A SAF alvinegra segue com 90% das ações nas mãos da Eagle, e esse contrato permanece intacto. A mudança acontece na “empresa-mãe”, ou seja, na holding que comanda os clubes. Com o IPO, Textor será diluído, assim como os outros sócios, já que novas ações serão emitidas para acomodar os futuros investidores.
Embora continue como figura central, Textor terá menos poder individual — e considera isso algo positivo.
Ainda não há uma data definida para o lançamento das ações, mas o processo está “iminente”. A entrada da Eagle no mercado acionário também marca um novo capítulo para o futebol: o início de um modelo mais próximo ao das grandes empresas globais.
Acompanhe o Lance! Biz para ficar por dentro das principais notícias sobre Negócios do Esporte.

Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias