Relembre os maiores feitos de Guga, que entra para o Hall da Fama nesta terça
Homenageado pelo COB, ídolo foi tri de Roland Garros e líder do ranking por 43 semanas

Um dos maiores atletas da história do Brasil, entre todos os esportes, Guga Kuerten vai entrar para o Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro nesta terça-feira (13). A solenidade acontece no Salão Nobre do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e será mais uma merecida homenagem ao tricampeão de Roland Garros e primeiro sul-americano a ter alcançado o topo do ranking mundial da ATP .
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Para se ter uma ideia do tamanho do feito do ídolo catarinense no Grand Slam francês, apenas o espanhol Rafael Nadal (14) e o sueco Bjorn Borg (6) ganharam mais títulos que o ídolo brasileiro em Roland Garros.
Líder do ranking mundial por 43 semanas, Guga foi homenageado, em 2019, pelo torneio francês com o vídeo abaixo, relembrando suas três conquistas: em 1997, 2000 e 2001:
No próximo vídeo, mais imagens marcantes de Guga na Philippe Chatrier, a quadra central parisiense: quando ele salvou um match-point contra o americano Michael Russel, nas oitavas de final de 2001. Após a partida, vencida por 3/6, 4/6, 7/6 (3), 6/3 e 6/1, num gesto que encantou o mundo, o brasileiro, emocionado, fez um coração na quadra, agradecendo o apoio do público. Confira:
Djokovic imitou coração de Guga em Paris
Em 2016, ano de sua primeira conquista, Novak Djokovic repetiu o inesquecível gesto do amigo brasileiro, que acompanhava a partida, desenhando um coração no saibro francês. Logo depois, Guga agradeceu a Nole. Tal como o catarinense, o sérvio venceu três vezes o torneio (em 2016, 2021 e 2023).
Além do tri em Paris, a Masters Cup de Lisboa, conquistada no dia 4 de dezembro de 2000, numa final épica contra o americano André Agassi, vencida por um incontestável triplo 6/4, foi outro ponto alto da carreira de Kuerten. Esses quatro troféus foram os principais dos 20 que o brasileiro conquistou nas simples. Ao todo, o ex-número 1 do mundo venceu 358 partidas e perdeu outras 195 como profissional.
No vídeo abaixo, o filho do meio de Alice e do saudoso Aldo Kuerten relembra a conquista na capital portuguesa, há pouco mais de 24 anos:
Além de Guga, Daiane, Edinanci e Afrânio entrarão para o Hall da Fama
Na próxima terça-feira, Guga será um dos quatro homenageados que passarão a fazer parte do Hall da Fama do COB. Além dele, serão agraciados a ex-ginasta Daiane dos Santos, a ex-judoca Edinanci Silva e Afrânio Costa (in memorian, do tiro esportivo).
O COB criou o Hall da Fama em 2018 e lá estão 35 estrelas de várias modalidades. Os primeiros a fazerem parte foram Torben Grael (vela), Sandra Pires e Jackie Silva (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo). Os quatro novos integrantes foram escolhidos em 2024, após aprovação em Comissão Avaliadora.
- O Hall da Fama do COB é uma celebração da história olímpica brasileira e da dedicação dos nossos atletas. Daiane dos Santos, Edinanci Silva, Gustavo Kuerten e Afrânio Costa representam o talento, a perseverança e o espírito olímpico que inspiram gerações. É uma honra para nós enquanto instituição eternizar suas trajetórias e reconhecer suas contribuições para o esporte nacional - disse Marco La Porta, presidente da entidade.




Tudo sobre

Lance! Negócios
Impacto da Premier League na economia do Reino Unido deve atingir R$ 227 bilhões até 2028
Há 3 horas
Lance! Negócios
Fundador da Amazon está perto de comprar o Liverpool
Há 4 horas
Lance! Negócios
Mirassol inaugura camarote em projeto de modernização do estádio
Há 9 horas
Lance! Negócios
Supercopa da Uefa 2026 distribui premiação milionária; veja valores pagos
Há 11 horas
Tênis
Saiba quanto João Fonseca faturou pela campanha no Masters 1000 de Montreal
Há 1 dia
Lutas
Brasileiro fatura prêmio de 'Luta da Noite' no UFC Vegas 120; veja valor
Há 1 diaMais LANCE!

LaLiga lança estudo sobre o impacto da inteligência artificial no futebol

Suposta terceira camisa do Corinthians vaza nas redes sociais; veja

Executivo da Fatal Fans rebate críticas à parceria com o Corinthians: 'Falso moralismo'

Diamonde entra na lista das dez contratações mais caras, liderada por Neymar; veja ranking

OPINIÃO: O atletismo inteiro deve pagar?

Clubes brasileiros transformam Dia dos Pais em estratégia de engajamento e receitas

Grupo Globo negocia com LiveMode transmissão da LaLiga

WTorre aposta em mudança de estilo musical de shows no estádio do Palmeiras

Santos assina acordo com SDC Sports para venda de controle da SAF

Panini lança álbum oficial da Libertadores 2026 com novo sistema de cards e foco no mata-mata

Etapa da WSL no Brasil movimenta R$ 188 milhões e bate recorde em Saquarema

Oitavas da Copa do Brasil de 2026 registram queda de público em relação a 2025

Corinthians deixa de faturar valor milionário com eliminação na Copa do Brasil



