Luiz Gomes: 'Terá o Cuiabá o mesmo destino de Cruzeiro e Galo?'
Cuiabá joga na Arena Pantanal, estádio feito para a Copa de 2014. Nos anos 60, Cruzeiro e Atlético-MG experimentaram grande ascensão nacional ao passarem a jogar no Mineirão

Vez por outra, o futebol brasileiro é surpreendido pela ascensão de um clube aqui e ali. São campanhas bem sucedidas em campeonatos estaduais, às vezes até em divisões nacionais de acesso. Mais surpreendente ainda é quando essa ascensão acontece fora do eixo Rio-São Paulo, de Minas ou do Rio Grande do Sul.
Nos últimos anos, o caso mais exemplar sem dúvidas foi o da Chapecoense. O Verdão do Oeste catarinense, como é chamado por lá, teve uma trajetória fulminante da Série D à Série A, mudando de faixa em anos consecutivos. O clube sobreviveu à tragédia aérea da Colômbia e só no ano passado, pela primeira vez em sua história de quase 50 anos, experimentou o rebaixamento. Se as coisas continuarem no ritmo atual – a Chape está no G4 da Segundona - e tudo não acontecer um tropeço inesperado, ano que vem o time deve estar de volta à elite.
Ainda é cedo para afirmar, mas um outro "fenômeno" parece estar surgindo, dessa vez no Centro-Oeste do país, exatamente no epicentro das queimadas que destroem nossas reservas, florestas e parques. É o Cuiabá, líder isolado da Série B, a seis pontos do segundo colocado e ampliando a cada rodada a sua vantagem sobre os rivais.
O Cuiabá é ainda mais novo do que a Chapecoense, foi fundado em 2001, mal atingiu à maioridade. Sua história é curiosa: o clube foi criado, como uma escolinha de futebol, pelo ex-jogador Gaúcho que nos anos 80 e 90 teve passagem por grandes times como o Flamengo, o Palmeiras, o Grêmio, o Atlético-MG e o Fluminense, além de rápidas passagens pela Argentina e Itália. A profissionalização veio em 2003 e desde então o clube conquistou por nove vezes o campeonato mato-grossense, duas vezes a Copa Verde e já chegou às oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Teve um período de inatividade entre 2007 e 2008 e hoje pertence a uma empresa.
Onde joga o Cuiabá? Na Arena Pantanal. O estádio da Copa 2014, que junto com a Arena da Amazônia, em Manaus, é o que tinha a maior possibilidade de se tornar um elefante branco, pode ter encontrado uma saída para evitar sua ociosidade total. Quem sabe - talvez haja uma excessiva dose de otimismo nisso – não vai surgir por ali uma relação tão profícua como foi a de Cruzeiro e Atlético com o Mineirão. Sim, os hoje grandes clubes mineiros eram apenas times provincianos com pouca ou nenhuma expressão nacional até que o Gigante da Pampulha foi inaugurado em 1965. O estádio, o quinto maior do país, deu uma outra vida ao futebol mineiro.
Com a pandemia, os jogos sem público, é impossível medir o impacto que a boa campanha do Cuiabá e uma eventual consolidação do time, com a possibilidade de ascensão à Série A, está gerando no torcedor de Mato Grosso. Essa parte vai ficar para depois. Mas o potencial de crescimento é real. E, administrado no regime empresarial, o clube dourado sabe muito bem onde quer chegar.

Fora de Campo
Efeito carma? As provocações de Neymar que deram errado
Há 17 minutos
Vasco
Admar Lopes sobre negociação entre Vasco e Richarlison: 'Tentamos de tudo'
Há 18 minutos
São Paulo
Conmebol denuncia São Paulo, que corre risco de multa milionária
Há 29 minutos
Vasco
Vasco reaproxima ídolas que ajudaram a construir sua história no futebol feminino
Há 35 minutos
Cruzeiro
Matías Viña projeta disputa por posição no Cruzeiro
Há 55 minutos
Vasco
Reforço do Vasco, Gabriel Pereira explica formação no futebol: 'Minha escola foi a rua'
Há 1 horaMais LANCE!

Apresentado no Botafogo, Tite avalia passagem pelo Cruzeiro

Dupla do Santos lamenta eliminação na Sul-Americana: 'Derrota mais dolorida que tive'

AO VIVO: acompanhe a apresentação do zagueiro Gabriel Pereira no Vasco

R$ 1,3 mi por jogo: o custo de Memphis Depay ao Corinthians

Tite celebra acerto e elogia projeto do Botafogo: 'Ambição'

Diniz vive primeira turbulência no Corinthians em meio à crise financeira

AO VIVO: Botafogo apresenta Tite como novo técnico

PC Oliveira esclarece polêmica em jogo de quarta-feira (16)

Brazão quer Santos focado no Brasileirão e nega que Neymar tenha 'incendiado' duelo contra o Atlético-MG

Buta vive 'vaivém' no joelho e São Paulo considera cirurgia

Análise: Entre domínio, sofrimento e pênaltis, Atlético mostra força para avançar na Sul-Americana

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (17/09/2026)

Vasco já supera planejamento financeiro com premiações nas Copas em 2026; veja os valores



