menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Além da Série B, Novorizontino tem ótimo aproveitamento nas categorias de base

Tigre está na segunda fase do estadual em diversas categorias e teve convocação para a Seleção

Novorizontino torcida jogo
imagem cameraClune de Novo Horizonte vive momento bastante positivo (Guilherme Videira/Novorizontino)
Avatar
Lance!
Novo Horizonte (SP)
Dia 20/06/2023
11:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Novorizontino vive grande momento na temporada em diferentes categorias. Líder da Série B do Brasileirão com 26 pontos e seis vitórias consecutivas - melhor marca da história do clube - o Tigre do Vale está garantido na segunda fase das principais competições estaduais de base, tendo vaga confirmada no sub-20, sub-17 e sub-15.

Após o empate por 1 a 1 com o XV de Jaú, pela 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Paulista Sub-20, a equipe alcançou 22 pontos e assegurou a segunda melhor campanha do Grupo 4, atrás apenas da Ferroviária, com 30. Na segunda fase, o clube estará no Grupo 19, junto do melhor do Grupo 6 (Guarani), o primeiro do Grupo 11 (Palmeiras) e a terceira melhor campanha na classificação geral (Ituano).

O bom desempenho no estadual sub-20 também é acompanhado pelas categorias inferiores. No Sub-17, o Novorizontino conquistou 24 pontos e avançou de maneira invicta para a próxima fase onde que enfrentará Juventus, Bragantino e Referência FC pelo Grupo 18. Já no sub-15, o Tigre do Vale se classificou na segunda colocação, com 25 pontos, mesma pontuação da Ferroviária, e terá pela frente Jabaquara, Independente de Limeira e Desportivo Brasil no Grupo 19.

O sucesso na base tem atraído olhares nacionais, caso da Seleção Brasileira Sub-17, que se prepara para o Mundial da categoria, em novembro deste ano. O lateral-direito Arthur Barbosa, que integra a equipe sub-20 do Novorizontino, se tornou o primeiro atleta do clube a ser convocado para defender a Amarelinha em amistosos contra o México, nos dias 27 e 30 de junho. Além disso, na equipe principal, que enfrenta o Senegal nesta terça-feira (20), o zagueiro Robert Renan, que passou pela base do Tigre antes de chegar ao Corinthians e depois ser negociado ao Zenit, também foi novamente convocado.

- Transformar um potencial talento em performance é o grande desafio para os clubes que trabalham com formação de atletas. Seguir as diretrizes do currículo de formação ‘Em Frente Tigre Valente’ tem nos tornado mais assertivos, e a convocação de um de nossos atletas para a Seleção Brasileira de base é, sem dúvida, uma coroação deste processo. Somos uma cadeia, como uma rede, em que temos um processo sistêmico e todos estão engajados nessa causa. Por isso, não temos dúvida que melhores resultados ainda estão por vir - afirma Marildo Ferreira, Coordenador das Categorias de Base do Novorizontino.

- É um momento de muita alegria para o clube. O Novorizontino, desde o início da sua história, tinha como meta que um de seus atletas das categorias de base fosse convocado diretamente do clube para Seleção e o Arthur Barbosa, o Tutu, vem ser o primeiro de muitos que terão esse privilégio. Mas, claro que, por ser o primeiro, tem esse brilho especial, por mérito dele, que trabalhou, buscou, precisou de muito esforço para atingir esse objetivo, além de todo o trabalho desenvolvido nas categorias de base do clube - celebra Genilson Santos, presidente do clube radicado na cidade de Novo Horizonte.

No futebol brasileiro, o Novorizontino é uma das equipes que possui o Certificado de Clube Formador (CCF), principal documento de especialização na formação de atletas chancelado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em março deste ano, o Tigre lançou o seu “Currículo de Formação”, em evento na Federação Paulista de Futebol (FPF), trazendo a linha de conduta para a formação de atletas nas categorias de base.

  • Matéria
  • Mais Notícias