Craques da Champions

Quem vai conquistar o título da Champions League? (Arte: Lance!)

Cayo Pereira
14/09/2021
05:00
Londres (ING)

Ela está de volta! A fase de grupos da Champions League começa nesta terça-feira e contará com grandes times postulantes ao título desta temporada. Após uma das maiores janelas de transferências da história do futebol, a Liga dos Campeões terá, pelo menos, cinco grandes favoritos ao título da competição.

LANCE! analisa e mostra como chegam os times favoritos a conquistar o troféu mais disputado do Velho Continente.

ATUAL CAMPEÃO REFORÇADO
Campeão na última edição da competição, o Chelsea chega forte para brigar pelo bicampeonato consecutivo, e o seu terceiro título na história. Um dos pontos mais criticados da equipe na temporada passada foi a referência no setor ofensivo e os Blues agora contam com Romelu Lukaku, contratado nesta janela, para elevar o patamar de um ataque que conta com Kai Havertz, autor do gol do título de 2020/2021 e Mason Mount. Já na Premier League, o atacante belga já deu resultado, com três gols em três jogos na temporada. Resta saber se a sequência positiva será vista também na Liga dos Campeões.

+ Vai começar a fase de grupos da Champions! Confira os destaques, datas e horários dos jogos da primeira rodada

+ VEJA A TABELA DE CHAMPIONS LEAGUE E SIMULE RESULTADOS

Além de Lukaku no comando de ataque, o Chelsea conta com um meio de campo forte com Jorginho e Kanté, e que tem o reforço de Saúl Ñíguez, contratado junto ao Atlético de Madrid também nesta janela para deixar ainda mais forte um setor reconhecidamente gabaritado.

Chelsea x Aston Villa
Lukaku é o grande nome do Chelsea (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

CITY BUSCA NOVO DESTINO
Vice-campeão na edição passada ao perder a final para o Chelsea, o Manchester City viveu uma janela de transferências de tensão, muitos rumores e, no fim, um pouco de decepção. A equipe comandada por Pep Guardiola esteve perto de contratar Messi e Cristiano Ronaldo, em duas grandes oportunidades de mercado, mas acabou sem conseguir pelo menos um como reforço.

A alcunha de grande reforço do Manchester City fica sobre Jack Grealish. O meia-atacante chegou ao clube em uma transferência de 118 milhões de euros junto ao Aston Villa, e recebeu a camisa 10, deixada por Sergio Agüero, que deixou o clube rumo ao Barcelona.

Com isso, Pep Guardiola conta com praticamente a mesma equipe que chegou na decisão na semana passada, e é justamente sob o comando de Kevin de Bruyne que os Citizens sonham em conquistar pela primeira vez a tão sonhada Champions League.

Manchester City x Arsenal
City busca seu primeiro título de Champions (OLI SCARFF / AFP)

PSG COM ESTRELAS EM BUSCA DE UM SONHO
Dois anos depois de ser vice-campeão frente ao Bayern de Munique, o Paris Saint-Germain montou o ataque dos sonhos para finalmente conquistar seu primeiro título de Champions League. Nesta janela de transferências, o PSG simplesmente contratou Lionel Messi para formar o trio de ataque ao lado de Neymar e Mbappé.

Após pedir para deixar o Barcelona, Lionel Messi finalmente poderá brigar para conquistar o título da Champions novamente, já que viveu momentos ruins nas últimas temporadas no clube catalão, como o vexame de 8 a 2 sofrido para o Bayern de Munique, as eliminações para Roma e Liverpool, e para o próprio PSG na temporada passada.

Além da contratação de Messi, o PSG também se reforçou em outros setores carentes com grandes nomes. Na defesa, o time francês trouxe o goleiro Gianluigi Donnarumma, o lateral-direito Achraf Hakimi, o lateral-esquerdo Nuno Mendes, e o zagueiro Sergio Ramos, além de Georginio Wijnaldum para o meio. Com isso, um time que tinha carência em setores importantes, passa a ser um dos grandes postulantes ao título, com um time forte e equilibrado.

Lionel Messi - Reims x PSG
Messi será o grande nome do PSG (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

SOB NOVO COMANDO, BAYERN SEGUE NA DISPUTA
Após ser eliminado pelo PSG na última temporada nas quartas de finais da Champions, o Bayern de Munique chega novamente forte para brigar pelo título da competição. Como normalmente faz, o time bávaro se reforçou com nomes domésticos. 

O Bayern trouxe o zagueiro Dayot Upamecano e o meio-campista Marcel Sabitzer, além do técnico Julian Nagelsmann. Curiosamente, os três reforços chegaram junto ao RB Leipzig, principal rival dos bávaros na última temporada da Bundesliga.

Sob o comando de Nagelsmann fora de campo, e liderados por Manuel Neuer, Joshua Kimmich e Robert Lewandowski, o Bayern tem novamente um time forte para brigar pelo título da Champions League, assim como foi na temporada 2019/2020, quando conquistou a competição pela sexta vez em sua rica história.

Bayern de Munique x Colônia - Lewandowski
Lewandowski é o cara do Bayern (Foto: CHRISTOF STACHE / AFP)

COM O DONO DA CHAMPIONS, UNITED ENTRA NA BRIGA
Sem conquistar o título da Champions League desde a temporada 2007/2008 e sem chegar em pelo menos uma semifinal desde 2010/2011, o Manchester United se colocou entre os favoritos para disputar o título após se reforçar nesta última janela de transferências, principalmente pela chegada do maior artilheiro da história da competição: Cristiano Ronaldo.

Após nove temporadas no Real Madrid e três temporadas na Juventus, Cristiano Ronaldo retorna ao United para justamente recolocar o United no caminho do título da Champions, que não acontece justamente desde quando CR7 era parte da equipe. Além de Cristiano, o United se reforçou no ataque também com a chegada da jovem estrela Jadon Sancho, e no sistema defensivo ao contratar Raphaël Varane junto ao Real Madrid.

Ole Gunnar Solskjaer terá seu maior desafio até aqui como técnico do United. Com um time reforçado com nomes como Cristiano Ronaldo, Sancho e Varane, que se juntaram a Bruno Fernandes, Paul Pogba, Cavani e Rashford, Ole terá um time muito forte para brigar pelo título da Champions.

Cristiano Ronaldo - Manchester United
United entra na briga pela Champions (Foto: OLI SCARFF / AFP)