Fifa confirma novo formato para a Copa do Mundo de 2026
Agora com 48 participantes, Conselho se reuniu em Ruanda para selar novidades para a próxima edição
Pouco tempo depois da Copa do Mundo do Qatar, a Fifa já trabalha novas mudanças para a próxima edição, em 2026, a ser disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. A entidade se reuniu nesta terça-feira, em Kigali, capital da Ruanda, para definir a mudança no formato da competição, que terá 48 seleções.
Desta vez, a edição passará a ter 12 grupos, compostos por quatro países. Assim, se classificam os dois melhores de cada e os oito melhores terceiros colocados, formando um mata-mata com 32 participantes.
+ Flamengo e Palmeiras estão garantidos no Mundial de Clubes de 2025; veja formato
Anteriormente, a proposta seria de 16 grupos com três seleções cada. A ideia de voltar atrás na decisão se dá pelo fato da entidade notar que diversas equipes foram eliminadas com apenas dois jogos e para proporcionar tempo de descanso equilibrado entre equipes concorrentes.
Além do aumento de sete para oito partidas, outra novidade é que o número de jogos disputados também aumentou: de 80 - como seria com o formato de três grupos - para 104. A duração do torneio sofreu mudança, sendo estendida para 40 dias.