Igor Galletti*
10/11/2018
17:27
Dortmund (ALE)

Os jogadores de Bayern de Munique e Borussia Dortmund fizeram jus a grandeza do clássico e uma grande partida foi vista, neste sábado, pela 11ª rodada do Campeonato Alemão. Em um jogo de cinco gols, Lewandowski e Reus, com dois gols cada, se destacaram. O polonês abriu o placar, de cabeça e o alemão empatou. Depois, em grande jogada coletiva, Lewa botou o Bayern na frente novamente. Reus, porém, voltou a empatar a partida. O gol da vitória veio com o artilheiro Paco Alcácer, que entrou no segundo tempo. No último minuto, Lewandowski ainda fez um gol de letra, mas o juiz anulou e o Dortmund saiu com a vitória.

Velocidade na recuperação
A partida começou equilibrada. O Bayern de Munique marcava com muita pressão a saída de bola, enquanto o Borussia se destacava pela recuperação da posse e a articulação com o ataque de forma muito veloz. Em uma dessas recuperações, Reus invadiu a área, saiu na cara do gol, mas bateu fraco, o que facilitou a defesa de Neuer.

Lewa abre o placar
O jogo era movimentado. O clube da casa ocupava mais o meio de campo e isso fez com que o Bayern atuasse mais pelos lados de campo. O principal jogador dos bávaros era Lewandowski. O polonês não se conteve em ficar dentro da área e buscava o jogo pelos flancos. O atacante, porém, na pequena área é letal. Após passe errado de Ribery, a bola sobrou para Gnabry, que cruzou e Lewa escorou de cabeça para abrir o placar.

Borussia piora após o gol
Com o gol sofrido, o Borussia não conseguia mais imprimir a mesma velocidade e mobilidade inicial. O treinador Lucien Favre optou por Götze, como falso 9, ao invés de utilizar Paco Alcácer, artilheiro do Dortmund (7 gols). A falta de referência no ataque pesou após o Bayern abrir o placar. O clube bávaro passou a ter mais controle da partida e se aproximou mais do segundo gol do que o Borussia do empate.

Reus empata de pênalti
A partida recomeçou de forma eletrizante. O Borussia Dortmund empatou logo aos dois minutos da segunda etapa. O time da casa saiu com velocidade, Reus invadiu a área, driblou Neuer e foi derrubado. O juiz entendeu que foi pênalti e não chegou a pedir o auxílio do VAR. Na cobrança, Reus deslocou Neuer e empatou a partida. Este foi o sétimo gol do capitão no Alemão.

Golaço e Lewandowski marca o segundo
O Bayern de Munique respondeu imediatamente. Thomas Muller recebeu na direita e lançou Gnabry. O meia alemão, com muita habilidade, deu um passe de calcanhar para Kmmich, dentro da pequena área. O lateral disputou com o goleiro Hitz e encontrou Lewandwoski. O polonês só completou de cabeça para virar a partida e e fazer seu segundo gol na partida.

Lá e cá
Com a virada, Favre triou Götze e colocou Paco Alcácer em campo. O Borussia quase empatou: boa jogada de Sancho, que deu passe para Reus. O atacante deslocou Neuer, mas Kimmich, em cima da linha, evitou o empate. O Bayern respondeu, Lewa recebeu na área, bateu forte e marcaria seu terceiro gol, se não estivesse impedido. O bandeirinha, atento, não validou o gol.

Reus se impõem
Equilibrado, as duas equipes jogavam de forma ofensiva. Após uma grande chance perdida por Alcácer, Reus apareceu e foi mais eficiente que o companheiro. O alemão recebeu cruzamento e pegou de primeiro, um chute forte e cruzado, que estufou a rede de Neuer. O gol transformou Reus no artilheiro da Bundesliga, com oito gols.

Artilheiro decide
Desde o início da partida, a recuperação da posse e o contra-ataque rápido eram marcas do Dortmund. O Borussia recuperou a bola na zaga, Witsel conduziu no meio campo e acertou lindo lançamento para Alcácer. Em boa fase, o espanhol, que entrou no segundo tempo, invadiu a área e deu um toquinho de cobertura na saída de Neuer.

Letra impedida
​O Bayern procurava o gol de empate de qualquer jeito. O juiz deu cinco minutos de acréscimo e, no último minuto, Lewandowski recebeu dentro da área e fez um golaço, de letra. O bandeirinha, porém, novamente anulou o gol de forma correta.

*sob a supervisão de Bernardo Cruz