Prévia semana 9 da NFL – destaque para Brees x Brady 2 na temporada 2020

NFL segue a todo vapor, superando até os casos de coronavírus que começam a multiplicar nas franquias

Tom Brady Tampa Bay Buccaneers
Tom Brady tem chance da revanche contra Brees e os Saints (Matt May/Tampa Bay Buccaneers)

Escrito por

E é com a semana 9 que a NFL chega à metade da temporada de 2020. Em meio a jogadores infectados com Covid-19, falsos positivos, jogos remarcados e arquibancadas esvaziadas, a temporada tem sido um sucesso em campo, os ataques produzindo mais pontos do que nunca! Esta rodada foi inaugurada com um passeio do Green Bay Packers, em grande noite de Aaron Rodgers e Davante Adams, sobre o San Francisco 49ers, que se afasta da briga por uma vaga nos playoffs. O restante dos jogos começará no próximo domingo (8/11), às 15h da tarde, e a semana se encerra no dia seguinte, com o Monday Night Football. Fique atento para muitas rivalidades em campo nesta semana!

Buffalo Bills (6-2) vs. Seattle Seahawks (6-1)

Em busca por manter a liderança de suas divisões, Seahawks e Bills se enfrentam na tarde de domingo, no que promete ser um jogo de muitos pontos, já que as defesas de ambas as equipes estão com desempenho bem abaixo do esperado. Seattle, porém, finalmente teve um jogo em que seu pass rush foi efetivo na semana passada, contra os 49ers, e agora conta, finalmente, com o retorno de Jamal Adams, além da adição de Carlos Dunlap, via troca com os Bengals. Buffalo, que vem de duas vitórias contra rivais de divisão, conta com atuação em alto nível de seu quarterback, Josh Allen, para explorar a secundária dos Seahawks, que jogará novamente sem seu melhor cornerback, Shaquill Griffin. A franquia do estado de Washington terá, ao fim da temporada, viajado a maior distância dentre todos os times da liga. Nesse domingo eles farão a terceira viagem à costa leste dos Estados Unidos e buscam a terceira vitória no lado oposto do país. Para isso eles contam com a grande fase de Russell Wilson, que busca manter o ritmo dos primeiros sete jogos para quebrar o recorde de passes para touchdown em uma temporada na história da NFL. No momento ele tem 26, e o recorde, em 16 jogos, é 55. Caso o QB consiga manter a consistência, os Seahawks são favoritos mesmo fora de casa.

Indianapolis Colts (5-2) vs. Baltimore Ravens (5-2)

Com campanhas idênticas, Ravens e Colts se enfrentam para tentar manter invencibilidades diferentes: Baltimore ainda não perdeu em casa, Indianapolis ainda não perdeu fora. A franquia de Maryland busca se recuperar da dolorosa derrota contra os Steelers, seus principais rivais na corrida pela AFC Norte, enquanto a equipe de Indiana tenta emendar a terceira vitória seguida. Um dos pontos altos da partida pode ser a excelente defesa terrestre dos Colts tentando parar o ataque adversário, que conta com J.K. Dobbins, Gus Edwards e, obviamente Lamar Jackson, além de Mark Ingram, cuja presença na partida é pouco provável devido a uma lesão no tornozelo. A defesa dos Ravens tentará dar trabalho a Phillip Rivers, que pode não contar com T.Y. Hilton, o melhor wide receiver do time. Em casa, os Ravens são favoritos pela consistência que vêm tendo ao longo da temporada, já que perderam apenas para os dois melhores times da AFC: Chiefs e Steelers. Rivers chega à semana 9 precisando de 231 jardas para ultrapassar Dan Marino e se tornar o 5º na lista histórica de jardas aéreas na NFL.

Jacksonville Jaguars (1-6) vs. Houston Texans (1-6)

A rivalidade divisional da AFC Sul não terá muitas implicações na briga por playoffs na divisão, mas pode ter consequências no Draft da NFL em 2021, já que nenhuma das duas franquias tem chances reais de conseguir uma vaga na pós-temporada. Houston busca reconstruir seu elenco despedaçado em torno de DeShaun Watson, enquanto Jacksonville tenta decidir seu futuro na posição de quarterback. O atual passador do time da Flórida, Gardner Minshew, não entrará em campo no domingo graças a uma lesão no polegar. Caberá ao calouro Jake Luton a tarefa de vencer os Texans, que virão todo o favoritismo para vencer a primeira partida como visitantes em 2020.

Tennessee Titans (5-2) vs. Chicago Bears (5-3)

Dois times em plenas condições de chegar aos playoffs lutam por uma recuperação após derrotas nas últimas duas semanas. Os Bears, com Nick Foles como quarterback, tentam encaixar o jogo terrestre, que tem sido tão ineficaz, para dar menos tempo de posse de bola aos Titans. Estes, que contam com Derrick Henry para dominar no jogo terrestre, precisam que sua defesa pressione o quarterback adversário com mais eficiência para retomar a liderança isolada da AFC Sul, que agora dividem com os Colts. Tennessee ainda assim carrega o favoritismo, graças à consistência de Ryan Tannehill, que cede poucas interceptações. O mesmo não pode ser dito sobre o ataque de Chicago, que comete o dobro de turnovers por jogo que os adversários deste fim de semana. Os Bears tentam surpreender mais uma vez para afastar a imagem de “impostores” que adquiriram nas últimas semanas, em comparação com os outros times da NFC que seguem na briga pelos playoffs.

Kansas City Chiefs (7-1) vs. Carolina Panthers (3-5)

Depois de uma semana tranquila de jogo contra os Jets, os atuais campeões do Super Bowl têm um desafio mais árduo pela frente: os (ainda) surpreendentes Panthers. Por que ainda surpreendentes? Bem, porque a equipe de Carolina tinha uma campanha positiva até três partidas atrás, contrariando expectativas de muitos analistas, que cravaram que esse time estaria entre os piores da NFL, brigando pela 1ª escolha do draft de 2021. Mesmo após três derrotas consecutivas, o time de Matt Rhule segue longe de ser um dos piores da liga, e o retorno do RB All-Pro Christian McCaffrey pode ser um ponto crucial nesta semana. Os Chiefs, por sua vez, confiam em Patrick Mahomes para assegurar mais uma vitória e seguir na cola de Pittsburgh na briga pela melhor campanha da Conferência Americana. Mesmo sem Sammy Watkins e Mitchell Schwartz, a aposta em Kansas City é a opção mais segura nesta semana.

Washington Football Team (2-5) vs. New York Giants (1-7)

Assim como Texans x Jaguars, esse jogo não inspira muita animação em termos de nível esportivo, mas incrivelmente ainda é um jogo com possíveis implicações em playoffs. O motivo é o quão nivelada por baixo está a NFC Leste em 2020, fazendo com que times com campanhas tão fracas estejam na briga por uma vaga na pós-temporada ao mesmo tempo em que podem terminar o ano entre as piores equipes da liga. O ponto alto desse jogo, porém, é a intensa rivalidade entre Washington e os Giants. Daniel Jones tenta se recuperar das más atuações e se assegurar como o quarterback de NY nos próximos anos, enquanto Kyle Allen tenta provar que é um QB com calibre de titular na NFL. Ambos têm muito a melhorar, e a partida de domingo é uma boa oportunidade para isso.

Minnesota Vikings (2-5) vs. Detroit Lions (3-4)

Mais um jogo fortemente motivado pela rivalidade divisional. Os Lions buscam uma arrancada para ainda brigarem por playoffs, enquanto os Vikings não parecem ter as mesmas pretensões além da própria honra e de uma boa escolha de draft. É sempre uma grande honra, porém, derrotar seus adversários de divisão independentemente do quão grande é sua chance de chegar à pós-temporada. Minnesota, com o retorno de Dalvin Cook em grande forma na semana passada, com 4 TDs na vitória sobre os Packers, chega incrivelmente como favorito para essa partida contra Detroit. O time de Michigan, por sua vez, conta com a superação de Matthew Stafford para voltar a vencer sem o WR Kenny Golladay, peça crucial no ataque do time de Matt Patricia. Os Vikings seguem com inúmeros desfalques na posição de cornerback, o que deve ser um fator importante em uma eventual surpresa aprontada pelos Lions.

Atlanta Falcons (2-6) vs. Denver Broncos (3-4)

Eis outro caso de equipes distantes de uma chance de jogar em janeiro. No caso aqui, porém, não são rivais de divisão, mas são equipes possivelmente em alta apesar do mau início de ano. Os Falcons venceram na última semana, totalizando duas vitórias nas últimas três partidas. Os Broncos derrotaram os Chargers numa virada incrível na rodada passada, e só perderam um dos últimos quatro jogos. Os quarterbacks de Atlanta e Denver, Matt Ryan e Drew Lock, respectivamente, também precisam de um desempenho bom o suficiente no resto de 2020 para lutarem pelo posto de “quarterback do futuro” em suas franquias. Lock ainda é novo, mas não vem conseguindo provar que merece ser titular na NFL. Ryan, por sua vez, é veterano de longa data e, em sua 13ª temporada, precisa mostrar que ainda tem muito tempo pela frente atuando em alto nível. Atlanta é o time favorito para vencer a primeira em casa, mas com múltiplas lesões no grupo de pass rush e podendo perder Calvin Ridley, já provaram ser capazes de perder qualquer jogo neste ano.

Los Angeles Chargers (2-5) vs. Las Vegas Raiders (4-3)

Por falar em “ser capaz de perder qualquer jogo”, é difícil explicar o que os Chargers estão fazendo em 2020, apesar da excelente temporada que Justin Herbert vem fazendo como calouro. O time de Los Angeles é o segundo da liga em jardas conquistadas por partida, e a defesa certamente não está entre as piores da liga, mas ainda assim continuam perdendo partidas em grande estilo. Os Raiders, por sua vez, buscam manter a fama de “visitantes indigestos” e vencer a quarta partida fora de casa. Para isso dependem que Derek Carr mantenha a boa fase: 14 TDs e apenas 2 interceptações no ano. O problema de Carr no cuidado com a bola tem sido os fumbles: já foram 4 perdidos no ano, liderando a liga junto a outros três QBs. Por mais que Las Vegas tenha certo favoritismo nesta partida, que inaugura a segunda janela de jogos de domingo, os resultados do time de Jon Gruden não têm sido nada previsíveis. Uma vitória dos Chargers, portanto, não seria tão inusitada nesse jogo divisional.

Dallas Cowboys (2-2) vs. Pittsburgh Steelers (7-0)

Não é um exagero muito grande dizer que os Cowboys dependem de um milagre para vencerem o jogo deste domingo contra os Steelers. Ben DiNucci, o terceiro quarterback de Dallas, será o titular em mais uma partida, já que Andy Dalton segue inativo. Ezekiel Elliott também é dúvida, com uma lesão na coxa, então caberá a Tony Pollard comandar o jogo terrestre da franquia texana. Os Steelers, por sua vez, chegam bem saudáveis para o confronto, e com amplo favoritismo para seguirem invictos em 2020. O duelo Pittsburgh x Dallas é o único que decidiu o Super Bowl mais de duas vezes: em 1976 e 1979, os Steelers foram campeões sobre os Cowboys, mas em 1996 a equipe de Dallas se deu melhor contra Pittsburgh na grande final. Apesar de certo equilíbrio histórico, não se deve esperar um jogo muito balanceado neste fim de semana.

Arizona Cardinals (5-2) vs. Miami Dolphins (4-3)

Os Cardinals venceram os então invictos Seahawks duas semanas atrás, e estiveram em bye na última rodada. Eles chegam descansados e com bastante confiança para este duelo em casa, já que Kyler Murray segue em excelente fase, Chase Edmunds tem cumprido com eficácia a função de substituir Kenyan Drake, e o corpo de recebedores segue explosivo com DeAndre Hopkins, Larry Fitzgerald, Andy Isabella e Christian Kirk. Apesar da grande fase e do favoritismo, há um grande “alerta zebra” escrito nas previsões desta partida. O motivo? O Miami Dolphins! Desacreditados em mais uma temporada em reconstrução, com o inconstante Ryan Fitzpatrick e o calouro Tua Tagovailoa - recuperando de lesão - na disputa pela posição de QB, eram poucos que acreditavam em Miami como um time que fosse brigar por playoffs em 2020. O time da Flórida, entretanto, venceu quatro das últimas cinco partidas, e está vendo sua jovem defesa dominar a liga, sendo a melhor da NFL em pontos cedidos por partida (18,6). Se conseguirem manter a tendência, os Dolphins podem ganhar a terceira consecutiva contra a forte NFC Oeste, tendo já vencido 49ers e Rams recentemente. Os Cardinals são favoritos em casa, mas Miami é uma azarão perigosíssimo.

Tampa Bay Buccaneers (6-2) vs. New Orleans Saints (5-2)

A revanche da semana 1 é o grande jogo desta rodada da NFL. Na luta pelo topo da NFC Sul e pelo Seed #1 na conferência, Buccaneers e Saints se enfrentam no Sunday Night Football em mais um duelo de Brees e Brady, com o último podendo empatar o confronto direto entre os dois gênios da posição de quarterback. Brees levou a melhor no último jogo, mas o momento de Brady e dos Bucs é melhor chegando na semana 9. O QB de Tampa é o quarto na NFL em passes para TD neste ano, e o primeiro na história da liga (561). Logo atrás dele está ninguém menos que Drew Brees, com apenas um touchdown a menos (560). Com a adição de Antonio Brown ao elenco, já podendo atuar nesta partida, os Bucs podem conseguir suprir a ausência de Chris Godwin (caso não jogue), e assumem o favoritismo. Os Saints, por sua vez, precisam de Michael Thomas saudável novamente para manterem-se na briga da divisão, e com Alvin Kamara em excelente fase, além da adição de Kwon Alexander, ainda têm chances de vencer mais um jogo de horário nobre.

New York Jets (0-8) vs. New England Patriots (2-5)

O momento de Bill Belichick e companhia não é nada bom: quatro derrotas consecutivas, Cam Newton jogando mal, muitas lesões e pouca produtividade ofensiva. A fase dos Jets, no entanto, é muito pior: 0% de aproveitamento, pior ataque da liga, e uma defesa não muito animadora. Adam Gase perdeu completamente o controle do elenco, e Sam Darnold continua lesionado, com poucas chances de atuar na segunda-feira. Os Patriots chegam, portanto, com bastante tranquilidade para se recuperarem da má fase frente ao maior “saco de pancadas” da NFL, seus velhos rivais Jets. New England tem todo o favoritismo neste Monday Night Football, e é difícil visualizar uma zebra ocorrendo nessa partida divisional.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter