Flamengo 2020 - Gabigol

Fla ou Real? Gabigol dispara que, assim como time espanhol, jogadores querem atuar no Rubro-Negro (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

LANCE!
27/02/2021
10:01
Rio de Janeiro (RJ)

A comparação que aqueceu o título do Flamengo no Brasileirão foi dita pelo atacante Gabigol: "O Fla é o Real Madrid do Brasil. É onde todos jogadores querem estar". Contudo, a frase do artilheiro da Gávea foi desarmada pelo comentarista esportivo da ESPN Brasil Rodrigo Bueno, no programa "SportsCenter", nesta sexta-feira, que explicou que a força das equipes não se equivale quando o assunto são os títulos.

+ Veja como terminou a tabela do Brasileirão 2020 Série A

+ Dinastia sem fim: veja 20 motivos para acreditar que as glórias do Flamengo vão seguir por anos

- Não é o Real Madrid. O Real é o clube que mais tem títulos mundiais, são sete, mais títulos da Europa, são 13 Champions (League), e é o maior campeão nacional. O Flamengo não é, no Brasil, quem tem mais Mundiais, é o São Paulo, não é o time que tem mais continentais, que são Grêmio, Santos e São Paulo, e ainda não é oficialmente para a CBF o maior campeão nacional. O Palmeiras tem dez títulos brasileiros.

Com oito títulos brasileiros e três Copas do Brasil, o Flamengo é hegemônico apenas no Rio de Janeiro, onde se notabilizou por ser o maior campeão do Cariocão. Porém, Bueno fez questão de explicar um ponto que, segundo ele, é possível de ser comparado: o tamanho de suas torcidas.

- Essa hegemonia mundial, continental e nacional que o Real Madrid tem, o Flamengo ainda vai ter que remar muito para alcançar. A comparação que você pode fazer na Espanha é que a torcida é mais popular. Você tem um madridismo muito forte e o anti-madridismo  muito forte. Existe esse termo, porque, normalmente, ou você é Real Madrid ou é contra. No Brasil, o Flamengo tem um pouco dessa questão - comentou ele, que concluiu:

- É o clube mais popular com certa folga e essas vitórias recentes estão aumentando a popularidade, o tamanho no Brasil. No Rio, a diferença é abissal. Então a torcida contra, os "antis", assim como na Espanha, ou você é Flamengo ou  torce contra.

O jornalista dos canais Disney aponta que o atual bicampeão nacional precisará ainda se manter no topo por mais alguns anos para bater de frente com o Real dentro das quatro linhas. Gabigol - veja o que disse o artilheiro - havia comparado a vontade dos atletas de estarem no time carioca, mas, a opinião de Bueno foi além disso.

- Na medida que o Flamengo ficar cada vez mais poderoso, mais hegemônico no Brasil, mais você terá gente lutando. Mas, eu entendo mais ou menos o que o Gabigol quis dizer. O Real Madrid é o maior time da história. (...) O Flamengo ainda vai ter que remar um pouquinho dentro de campo, esportivamente, para ser esse Real Madrid do Brasil.

Mesmo perdendo para o São Paulo, o Rubro-Negro chegou em mais um título nacional, o segundo seguido. Após a conquista, Gabigol ainda disparou contra jornalistas e criticou jogadores do Internacional