Flamengo inicia Copa São Paulo pensando na conquista do penta

Equipe rubro-negra, atual campeã da competição, terá como um dos destaques o jovem Reinier, que já chama a atenção de gigantes do futebol europeu e tem multa alta

Jogadores celebram título do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2018
Jogadores celebram título do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2018 (Foto: Staff Images/Flamengo)

Escrito por

O Flamengo estreia, na tarde desta quinta-feira, na Copa São Paulo de Futebol Júnior com o objetivo de se manter no topo. O time rubro-negro, que levantou a taça na edição do ano passado, vai começar a caminhada encarando o River, do Piauí, no Estádio Municipal Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna, às 16h.

Um dos destaques da equipe rubro-negra é Reinier, que estava na equipe Sub-17 e já chama a atenção de gigantes do futebol europeu, como Juventus, da Itália, e Real Madrid, da Espanha - este último levou Vinícius Júnior recentemente. Não à toa, o Flamengo assinou um contrato com multa rescisória em 70 milhões de euros (cerca de R$ 310 milhões).

Além de Reinier, Pedro Victor, Natan, Rhyan, Rodrigo Muniz e Gomes estavam com a equipe Sub-17 que, na última temporada, sagrou-se campeã da Adidas Generation Cup, Evergrande Cup, Taça Guanabara e Copa do Brasil.

Sub-20 do Flamengo - Reinier
Reinier em treino pelo Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


No ano passado, alguns jogadores do Sub-20 acabaram sendo utilizados no elenco profissional para a disputa do Carioca, como Vinícius Júnior, Klebinho, Thuler e Gabriel Batista, o que fez com que o técnico Mauricio de Souza precisou chamar atletas nascidos em 2001, 2000 e até 1998. Mas como a filosofia e métodos são os mesmos, bastou vestir o Manto e entrar em campo.

- O fato de o Flamengo ter um estilo de jogo claro facilita muito. Além disso, é muito fácil destacar que a equipe técnica do clube tem um ambiente de trabalho formidável, reuniões permanentes onde estamos discutindo as questões metodológicas. As categorias que se aproximam estão sempre em sinergia discutindo os atletas. “Os coordenadores cuidam para que a comunicação seja ainda mais presente entre as Comissões Técnicas, o que facilita muito a adaptação dos atletas para atuar nas categorias de cima ou de baixo - disse o gerente de futebol de base Eduardo Freeland, em entrevista ao site oficial.

Mas não apenas de novatos vive o elenco rubro-negro, que conta ainda com 14 nomes que estiveram na vitoriosa campanha de 2018: os goleiros Pedro Caracoci, Victor Hugo e Yago Darub; os laterais Michael, Ramon e Pablo; os zagueiros Aderlan e Patrick; o volante Matheus Alves; o meio-campista Luiz Henrique; e os atacantes Yuri, Bill, Vitor Gabriel e Wendel.

O Flamengo começa o ano buscando mante o bom desempenho que teve na base no ano passado, quando foi conquistou competições de expressão. E, a partir de 2019, os jogadores mais jovens vão utilizar o módulo no centro de treinamento que até o fim do ano passado era utilizado pelos profissionais, tendo um salto de qualidade em termos de estrutura.

A Copinha do ano passado foi a quarta do Flamengo na história. Anteriormente, já havia chegado ao topo do pódio em 1990, 2011 e 2016.

Veja a tabela do Flamengo na fase de grupos:

03/01, quinta-feira: Flamengo x River-PI, às 16h
06/01, domingo: Trindade x Flamengo, às 16h
09/01, quarta-feira: Jaguariúna x Flamengo, às 16h

Veja abaixo a lista de relacionados:

Goleiros:
- Pedro Caracoci
- Victor Hugo
- Yago Darub
- Pedro Victor

Laterais:
- Michael
- Pablo
- Ramon
- Vitor Ricardo
- Vitinho

Zagueiros:
- Aderlan
- Patrick
- Nathan
- Natan

Volantes:
- Matheus Alves
- Henrique
- Gomes

Meias:
- Luiz Henrique
- Reinier
- Marx

Atacantes:
- Bill
- Vitor Gabriel
- Wendel
- Yuri
- Rodrigo Muniz
- Rhyan Paradela

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter