Confira os destaques no vaivém nacional há 10 anos

Mercado da bola no Brasil contou com nomes como Ronaldo, Adriano e Fred em 2009

Ronaldo, Adriano e Fred
Ronaldo, Adriano e Fred voltaram ao futebol brasileiro em 2009 (Foto: Lancepress, Divulgação/Twitter)

Escrito por

Os clubes brasileiros estão sempre buscando reforçar seus elencos com jogadores renomados no cenário nacional e internacional. Nesta janela já foram oficializadas as chegadas de Hernanes e Pablo no São Paulo, Rodrigo Caio no Flamengo, Ramiro no Corinthians, entre outras. 

Levando em conta este momento de negociações no futebol, o LANCE! mostra quais foram os destaques do vaivém nacional no ano de 2009.

Ronaldo

Foto de apresentação do Ronaldo no Corinthians
Ronaldo foi destaque do Timaõ em 2009 (Foto: Arquivo Lance!)

Apesar de ter sido anunciado em 2008, Ronaldo foi a principal contratação do Corinthians para 2009. Após um período de treinamentos no Flamengo, o Fenômeno acertou com o Timão surpreendendo o mercado da bola. A estreia do atacante foi no dia 4 de marcço, contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil. O seu primeiro gol pelo clube foi na partida seguinte, no clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, de cabeça após cobrança de escanteio.

Ronaldo teve boa passagem pelo Timão, sendo um dos principais destaques da equipe nos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil. No Estadual, ele fez oito gols em dez jogos que disputou, brilhando ainda nas partidas decisivas. Ele também deixou sua marca no primeiro jogo da final da competição nacional.

Adriano

Adriano pelo Flamengo, em 2009
Adriano foi um dos goleadores do Brasileirão (Foto: Divulgação)

Um dos nomes que agitou o mercado em 2009 foi Adriano. Após rescindir com a Inter de Milão, o Imperador acertou o seu retorno ao Flamengo. O atacante teve uma passagem de grande destaque pelo Rubro-Negro, sendo um dos principais responsáveis pelo título brasileiro daquele ano e artilheiro da competição ao lado de Diego Tardelli, que defendia o Atlético-MG. Ambos fizeram dezenove gols.

Adriano fez sua reestreia pelo Fla no dia 31 de maio de 2009, fazendo um gol na vitória por 2 a 1 contra o Athetico-PR. O Imperador acabou deixando o Flamengo em 2010 para voltar ao futebol italiano, desta vez para defender a Roma.

Fred

Fred - Fluminense - 2009
Fred se tornou um ídolo do Tricolor (Foto: Divulgação)

Fred também agitou o mercado em 2009. Insatisfeito no Lyon, da França, o atacante foi contratado pelo Fluminense para se tornar um ídolo do clube. Logo em sua estreia, ele marcou dois gols na vitória por 3 a 1 contra o Macaé, pelo Carioca.

Durante o Brasileirão daquele ano ele sofreu um lesão na virilha que o afastou dos gramados por três meses. Porém, ele voltou em outubro e foi um dos responsáveis pela série invicta de dez partidas que livrou o Flu do rebaixamento no Brasileiro e levou o time à final da Sul-Americana. Neste período, o atacante teve uma média de um gol por partida.

Kleber Gladiador

Kleber imitando galinha pelo Cruzeiro
Kleber teve uma boa passagem na Raposa (Foto: Divulgação)

Kleber chegou ao Cruzeiro em fevereiro de 2009 como o principal reforço para a temporada. Ele veio do Dínamo de Kiev, em negociação que envolveu a ida de Guilherme para o clube ucraniano. O atacante teve uma boa passagem pela Raposa. Ele fez sua estreia no Campeonato Mineiro fazendo dois gols e sendo expulso depois.

Pelo Cruzeiro, Kleber foi campeão mineiro, sendo vice-artilheiro da competição, com 13 gols e eleito um dos melhores jogadores. Ele também foi um dos destaques do clube celeste na Libertadores daquele ano. Após se recuperar de uma lesão que o tirou de boa parte do fim da temporada, ele retornou na última rodada do Brasileirão e fez o gol que garantiu a Raposa na Libertadores de 2010.

Carlos Alberto

Vasco - 2009 - Carlos Alberto
Meia se destacou no Vasco na Série B (Foto:Ari Ferreira/Lancepress!)

Carlos Alberto foi anunciado pelo Vasco como novo reforço em janeiro de 2009. Ele foi emprestado pelo Werder Bremen, da Alemanha, para ser a referência do Cruz-Malino na temporada.

O meia teve um ano de bastante regularidade e foi um dos destaques do Vasco na campanha da Série B daquele ano, que rendeu o título da competição e o acesso para a Primeira Divisão. Em 2009, ele disputou 41 partidas pelo Cruz-Maltino e anotou 15 gols.

Léo

Léo, lateral-esquerdo do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação)
Léo, lateral-esquerdo do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação)

Após deixar o Benfica, O lateral-esquerdo Léo acertou seu retorno ao Santos em janeiro de 2009 e teve uma passagem digna de ídolo do clube. Ele foi um dos reforços que o Peixe trouxe no início da temporada, assim como o atacante Roni, os meio-campistas Madson e Lucio Flavio, além do atacante equatoriano Bolaños, um dos destaques da LDU no ano anterior.

Em 2009, Léo completou a marca de 300 jogos com a camisa do Santos, contra o Internacional, na Vila Belmiro. No ano seguinte ele foi campeão paulista e da Copa do Brasil fazendo parte de um time que encantou o país ao lado de Neymar, Ganso e Robinho.

Thiago Neves

Em 2008, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 1, com direito a três gols de Thiago Neves. Na época, a 'Dança do Créu' era sensação e o artilheiro da noite não perdoou os rivais
Thiago Neves voltou ao Flu em 2009 (Foto: Reprodução)

Thiago Neves foi outro que agitou o mercado em 2009 ao acertar o seu retorno ao Fluminense. Após ficar só seis meses no Hamburgo, o meia foi vendido ao Al-Hilal, da Arábia Saudita. No entanto, no acordo ficou estabelecido que ele seria emprestado ao Flu por cinco meses.

O meia disputou o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil pelo Tricolor, com atuações regulares mas longe das que realizou na primeira passagem pelo clube. Naquele ano ele fez 26 partidas pelo Flu, marcando 8 gols.

Maxi Lopez

Maxi López
Maxi saiu de forma conturbada do Grêmio (Foto: Carlos Gregório Jr)

Depois de uma longa negociação, Maxi López chegou ao Grêmio em fevereiro de 2009 emprestado pelo FC Moscou. Ele estreou pelo clube em março, contra o Santa Cruz, mas não deixou sua marca. Em seu primeiro jogo no Olímpico, o atacante fez um lindo gol diante do São José.

Maxi teve momentos de destaques na temporada, quando fez o gol da vitória do Tricolor gaúcho contra o Inter no Grenal centenário. Ele também anotou quatro gols na Libertadores daquele ano, sendo um dos artilheiros da equipe na competição. No fim de 2009 ele saiu de forma conturbada do clube e foi atuar no futebol italiano.

Maicosuel

Maicosuel - Botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
Maicosuel se destacou no Botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF)

Na reserva do Palmeiras, Maicosuel foi emprestado ao Botafogo e foi um dos principais reforços do Botafogo para 2009. Logo em sua estreia pelo clube o jogador marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 contra o Boavista.

Com grandes atuações, ele foi o artilheiro, melhor meia-esquerda, garçom e craque do Carioca de 2009. Com o Alvinegro, ele foi campeão da Taça Guanabara e vice da Taça Rio. Ele se machucou no primeiro jogo da final do Carioca enquanto o Glorioso vencia a partida. Neste ano o Botafogo acabou ficando em segundo lugar ao ser derrotado nos pênaltis para o Fla.

Washington

Washington - São Paulo
Washington pelo São Paulo (Foto: Nelson Antoine/Arquivo Lance!)

Carrasco do São Paulo na Libertadores em 2008, Washington chegou em 2009 ao São Paulo para reforçar o ataque do time. Ele fez sua estreia pelo clube em janeiro, marcando dois gols na vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa.

Ao todo, o Coração Valente anotou 12 gols no Paulistão e três na Libertadores daquele ano. Apesar disso, nunca conseguiu se firmar no time titular. Ele revezava a posição com Borges. Ao todo, ele anotou 32 gols em 56 partidas em 2009.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter