Cruzeiro x Atlético-MG

No duelo da fase de classificação, o clássico ficou empatado por 1 a 1- Vinnicius Silva/Cruzeiro E.C.

Valinor Conteúdo
13/04/2019
15:40
Belo Horizonte

Neste domingo, 14 de abril, o Mineirão vai receber a primeira partida da final do Campeonato Mineiro de 2019, entre Cruzeiro e Atlético-MG, que decidirão pela 23ª vez de forma direta, a hegemonia em Minas Gerais. O jogo tem gerado uma expectativa acima do normal, pois a semana foi de sentimentos e sabores diferentes para os dois maiores clubes do estado.

Enquanto o Cruzeiro confirmava a sua classificação às oitavas de final da Libertadores e primeiro lugar em seu grupo com uma goleada por 4 a 0, diante do Huracán-ARG, no Mineirão, tendo uma semana de paz e tranquilidade, o Galo era goleado no Paraguai, por 4 a 1, pelo Cerro Porteño, praticamente eliminando a equipe alvinegra do torneio sul-americano. Para completar a semana intensa e tensa do Atlético-MG, a diretoria do clube demitiu Levir Culpi do cargo de técnico e o clube ainda sofreu dois protestos de torcedores na sede do clube, no bairro de Lourdes.

O técnico do sub-20 do Galo, Rodrigo Santana, vai comandar o alvinegro nas finais diante da Raposa enquanto um novo treinador não é contratado. Apesar dos problemas no rival, o Cruzeiro rechaça qualquer favoritismo no confronto com o maior rival no estado. Mano Menezes e o grupo de jogadores adotaram o discurso de força do time e do elenco, mas sempre com cautela para encarar o Atlético-MG.

O jogo promete fortes emoções não só pela semana distintas dos clubes, mas haverá outros ingredientes como a vantagem que o Cruzeiro terá de inverter. O Atlético-MG pode jogar por dois empates ou vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols, pois fez a melhor campanha na fase de classificação do Estadual, ficando justamente à frente da Raposa, que mesmo invicta na competição, tropeçou mais do que o Galo, ficando em segundo lugar após as 11 primeiras rodadas do Estadual.

Para chegar à final, o Cruzeiro superou o Patrocinense na quarta de final, depois o América-MG, na semifinal. Já o Galo superou o Tupynambás e o Boa Esporte, se credenciando para outra decisão e a busca pelo 45º título. O time celeste busca o 38º. O jogo de volta entre as duas equipes será no dia 20 de abril, sábado, mas ainda sem local definido, pois o Atlético-MG, mandante, ainda não decidiu se jogará no Mineirão, ou se levará o duelo para o Independência.

Minas Gerais vai parar mais uma vez para saber que será o seu campeão. A missão alvinegra é evitar o bicampeonato da Raposa, que venceu em 2018, e recuperar o domínio em âmbito estadual.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO x ATLÉTICO-MG
​Estádio: Mineirão - Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 14 de abril de 2019, às 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Michael Correa
Onde ver: Tempo Real LANCE!, Premiere e Globo Minas

CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rodriguinho,Marquinhos Gabriel e Fred Técnico: Mano Menezes.

ATLÉTICO-MG: Victor; Guga, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Adílson, Elias; Luan e Cazares . Maicon Bolt e Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana(interino)

Palpites: Para 55% da redação do L!, o primeiro jogo da final Mineira terá o Cruzeiro como vencedor. 5% acreditam no empate e outros 40% acham que pode dar Galo diante da Raposa.