Atleta do levantamento de peso Jaqueline Ferreira

Jaqueline Ferreira foi bronze no Pan-Americano de Toronto, em 2015 (Foto: divulgação/CBLP)

LANCE!
29/03/2016
18:16
Rio de Janeiro

Medalha de bronze no Pan-Americano de Toronto, ano passado, Jaqueline Ferreira, atleta da Equipe Furnas, foi convocada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso para disputar o Campeonato Sul-Americano da modalidade, entre os dias 7 e 10 de abril, na Arena Carioca 1, que fica no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. O torneio servirá como evento-teste para a Olimpíada.

Além de Jaqueline, outros 15 atletas foram convocados para a competição, que faz parte dos calendários da Federação Internacional e da Confederação Sul-americana de Levantamento de Pesos e reunirá cerca de 80 atletas de mais de dez países.

A equipe feminina conta com Jaqueline Ferreira e Monique Araújo (ambas na categoria 75 kg); Liliane Menezes (69 kg); Bruna Piloto, também bronze no Pan 2015, e Eliane Ferreira (ambas nos 63 kg); Rosane Santos (58 kg), Letícia Moraes (53 kg) e Luana Madeira (48 kg).

Para a Seleção Brasileira masculina, foram convocados o bicampeão pan-americano Fernando Reis (categoria acima de 105 kg), o vice-campeão no Pan de Toronto Mateus Machado (até 105 kg), Romário Martins (94 kg), Josué Lucas da Silva (85 kg), Rafael Machado (77 kg), Jonatan dos Santos (77 kg), Mateus Delan (69 kg) e os gêmeos Gabriel e Rafael Fernandes (ambos na categoria 62 kg).

Além de ser mais um evento para avaliar os pesistas que farão parte da missão brasileira nos Jogos Olímpicos, o Sul-americano servirá para testar as operações e o campo de competições, na Arena Carioca 1, e outras áreas do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca (Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401 - Parque Olímpico). A programação de provas ainda não foi divulgada pelos organizadores. A previsão é que as disputas ocorrerão às 12 h, 16 h e 20 h, nos quatro dias da competição.

A equipe brasileira é chefiada por Edmilson Dantas e conta com os técnicos Dragos Stanica e Luís Lopez.