A definição das 12 classificadas do vôlei para Tóquio-2020

Confira como ficará a distribuição dos dois grupos do torneio olímpico feminino 

José Roberto Guimarães comanda o Brasil
Zé Roberto é tricampeão olímpico (Divulgação/FIVB)

Escrito por

As 12 seleções femininas do torneio de vôlei da Olimpíada de Tóquio terminaram de ser definidas na noite deste domingo. A República Dominicana foi a última a carimbar o passaporte para o Japão.

Em Santo Domingo, vitória das “Rainhas do Caribe” por 3 a 0 sobre Porto Rico no confronto direto pela vaga. E assim o time comandado por Marcos Kwiek entra no caminho do Brasil na primeira fase do torneio olímpico, com um duelo “verde-amarelo” entre treinadores com José Roberto Guimarães.

A definição dos grupos da Olimpíada é feita com base no ranking da Federação Internacional de Vôlei (colocação entre parênteses abaixo), com o Japão como país-sede como cabeça de chave e com a obrigação de ter o pior ranqueado ao seu lado, neste caso, o Quênia. Na sequência, os times são colocados, de dois em dois, em cada chave.

Nos Jogos Olímpicos, os times jogam em turno único dentro dos grupos, com os quatro primeiros avançando para as quartas de final. Na fase eliminatória, duelo entre primeiro x quarto e segundo x terceiro.

Vale lembrar que não existe uma posição oficial sobre a exclusão da Rússia, após a suspensão por conta dos escândalos de doping. Atualmente, o cenário possível é que o vôlei russo jogue a Olimpíada com a bandeira olímpica.

Grupo A

Japão (7)
Sérvia (3)
Brasil (4)
Coreia do Sul (9)
República Dominicana (10)
Quênia (19)

Grupo B

China (1)
EUA (2)
Rússia (5)
Itália (8)
Argentina (11)
Turquia (12)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter