Meninos da Colina: Luxemburgo aposta no talento da base do Vasco em momento decisivo do Brasileirão
Treinador volta a lançar jovens atletas da base vascaína na fase final da temporada. No clássico, diante do Botafogo, oito jogadores revelados pelo clube estiveram em campo

Com o retorno de Vanderlei Luxemburgo ao comando técnico do Vasco, os Meninos da Colina, que conquistaram a Copa do Brasil sub-20, passaram a ter mais oportunidades no time profissional. Os jovens Gabriel Pec e Caio Lopes se uniram a outros seis jogadores revelados no Gigante da Colina na vitória sobre o Botafogo por 3 a 0, em São Januário, que fez a equipe se distanciar do Z4 do Brasileirão.
> Confira a tabela atualizada do Brasileirão 2020 e simule os resultados
Ao longo de sua carreira, Luxemburgo costuma trabalhar bem com jogadores pratas da casa. E no Cruz-Maltino não tem sido diferente. Na primeira passagem, em 2019, o treinador foi responsável por colocar em campo duas das maiores esperanças da torcida vascaína: Talles Magno e Gabriel Pec. Em seu retorno, mais um nome representou a Cruz de Malta: trata-se de Caio Lopes, que entrou na etapa final contra o Botafogo, e mostrou muito talento.
> Tem jogo até fevereiro! Veja o calendário do seu time até o final da atual temporada
No clássico de domingo, oito jogadores revelados na Colina Histórica estiveram em campo. Desde Henrique, que iniciou a carreira nos profissionais em 2013, até jovens com poucos jogos entre os profissionais. Ao falar sobre a utilização de nomes da base, Vanderlei apontou que é uma tradição do Vasco e que a continuidade dos meninos no time depende da regularidade e do que produzirem dentro das quatro linhas.
- Não vejo nenhum problema em trabalhar com a base. É algo normal. Pode ter 16, 17, 18, 20 anos, 19, como o Juninho. Talles estreou com a gente com 16 anos. O Vasco tem tradição de base. Eu pego, boto para cima e dou a chance deles poderem ter oportunidade deles. A continuidade não pertence a mim, pertence a eles, de acordo com o que podem produzir - disse o treinador.
> Olho neles! Veja técnicos estrangeiros que podem ser opções para times brasileiros em 2021
A lista é extensa com Henrique, Andrey, Cayo Tenório, Bruno Gomes, Juninho, Talles Magno, Gabriel Pec e Caio Lopes, assim como outros nomes presentes no banco: Lucão, Vinícius e Tiago Reis. Um time recheado de pratas da casa, que necessitam de uma transição bem feita, sem serem queimados e não renderem o esperado. Assim, Vanderlei sabe o momento certo de lançar os jovens como fez com Patrick de Paula e Gabriel Menino no Palmeiras.
Em suas duas escalações, Bruno Gomes tornou-se titular dando mais segurança à frente da zaga vascaína. Já com a entrada de Juninho, Léo Gil tem mais liberdade para ajudar na transição ofensiva e muitas vezes chegar com perigo. Talles Magno, por sua vez, teve mais liberdade para explorar o drible, as jogadas individuais, porém de maneira objetiva, para frente e perto tanto de Cano, quanto do gol adversário.
> Quem vem por aí: veja promessas que podem aparecer nos clubes brasileiro
As entradas de Caio Lopes e Gabriel Pec mostraram duas excelentes opções no meio-campo. O primeiro deu um lindo passe para Andrey chutar forte em cima de Cavalieri e mostrou ter personalidade e boa visão de jogo. O segundo parece estar mais maduro que em 2019, e foi perigoso nos dois jogos. Contra o Dragão, fez uma bonita jogada e chutou para fora, e no clássico deu um passe na medida para Cano finalizar.
- A primeira bola do Caio Lopes foi uma excelente enfiada, tentei bater cruzado, e a bola foi no canto do Cavalieri. No gol, o Cano me serviu muito bem. Esse meio de campo de meninos mostra que a base do Vasco é muito forte. O Caio está subindo agora e tem muita qualidade - salientou Andrey.
> Estaduais, Champions, Fórmula 1: saiba quem irá transmitir os principais eventos esportivos em 2021
O eficiente argentino passou em branco nos dois jogos dirigidos por Luxemburgo, o que já mostra uma diferença para o time de Sá Pinto. Apesar do curto tempo, a equipe já demonstrou uma maior qualidade ofensiva e criou chances de gol com outros jogadores do elenco. Por fim, o Cruz-Maltino evoluiu e mostrou ser competitivo nessa reta final de temporada.

Vasco
Instabilidade nos bastidores dificulta busca do Vasco por técnico
Há 55 minutos
Futebol Nacional
Jair Ventura, do Vitória, se nega a comentar interesse do Vasco
Há 13 horas
Futebol Nacional
Fernando Seabra fica no Coritiba, e Vasco segue sem técnico
Há 16 horas
Vasco
Vasco não chega a acordo com o Coritiba, e negócio por Seabra esfria
Há 20 horas
Vasco
Vasco tem acerto com Seabra, mas impasse sobre multa trava chegada do treinador
Há 1 dia
Vasco
Vasco tem lista de jogadores que podem deixar o clube de graça
Há 1 diaMais LANCE!

Fernando Seabra já tem data para assumir o Vasco

Empresário de Fernando Seabra 'confirma' acerto com o Vasco

A 15 dias da volta do Brasileirão, Vasco vive indefinições que travam o planejamento

Vasco se aproxima da contratação do técnico Fernando Seabra

Marcos Lamacchia sobre negociação para comprar SAF do Vasco: 'Considero concluída'

Ex-auxiliar do Vasco, João Correia promete retorno ao clube como técnico

Franclim Carvalho fica para trás, e Vasco define novo alvo para treinador

CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina

Vasco vive onda de mudanças nos bastidores após afastamento de Pedrinho da SAF

Interventora da SAF do Vasco alega 'fato grave' sobre segurança e renuncia após apenas seis dias

Torcida do Palmeiras pede ex-Vasco, destaque da Copa do Mundo: 'Para ontem'

Primeiro reforço do Vasco na janela, Paulinho se despede do América-MG

Vasco acerta renovação de empréstimo de Robert Renan






