menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fifa declara apoio ao Vasco no combate à violência e discriminação

Entidade máxima do futebol mundial enviou carta ao clube, endereçada para a segunda vice-presidente geral Sônia Andrade, destacando pontos do trabalho nos direitos humanos

Sônia Andrade, responsável pelos direitos humanos no Vasco, ao lado do presidente Alexandre Campello. Veja galeria L!
imagem cameraRafael Ribeiro/Vasco.com.br
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 24/08/2018
15:00
Atualizado em 24/08/2018
15:14

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Fifa, por meio de Federico Addiechi, diretor de sustentabilidade e diversidade da entidade, declarou em carta apoio ao Vasco em ações no combate à violência e discriminação. A organização máxima do futebol mundial respondeu nesta sexta-feira comunicado da segunda vice-presidente geral do clube, Sônia Andrade, que vem trabalhando neste ponto no ambiente esportivo. Houve também um agradecimento ao presidente Alexandre Campello.

No documento, a Fifa afirmou "parabenizá-la pelo seu compromisso e dedicação em abraçar a inclusão em nosso amado jogo. Você tem todo o apoio moral da FIFA nessa área, pois também estamos trabalhando incansavelmente para garantir que não haja espaço para discriminação ou exclusão em nosso esporte". A entidade máxima do futebol lembrou dos incidentes que ocorreram durante a Copa do Mundo da Rússia, mas que foram resolvidos rapidamente.

A carta enviada ao Vasco fala ainda da estratégia do programa Fifa 2.0 que "define a promoção dos direitos humanos, a inclusão de meninas e mulheres e a diversidade no futebol como parte integrante da visão abrangente da Fifa para o futuro". Completa dizendo que "essa visão está gradualmente se tornando uma realidade - em nossa própria organização, em nossos eventos, na promoção do futebol feminino e na orientação que fornecemos às nossas 211 associações membros sobre diversidade e antidiscriminação".

Por fim no documento enviado ao Vasco, a Fifa disponibilizou o Guia de Boas Práticas da Fifa sobre Diversidade e Anti-Discriminação (que pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.fifa.com/gopodpracticeguide), atualizado em maio deste ano com informações úteis sobre o assunto. A entidade encerra dando exemplos de iniciativas mencionadas no guia, como o Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina da Fifa, realizado de 2015 a 2017, e a Conferência Internacional pela Igualdade e Inclusão, organizada pelo órgão no Dia Internacional da Mulher nos últimos três anos.

  • Matéria
  • Mais Notícias