Da euforia à zona de rebaixamento: início do Vasco no Brasileirão ressuscita fantasma em apenas sete rodadas
Cruz-Maltino supera desafios nas duas primeiras rodadas, mas despenca nos jogos seguintes

Após eliminações no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, o Vasco passou a concentrar seu foco na preparação para o Brasileirão. Logo nos dois primeiros jogos, o Cruz-Maltino enfrentaria dois candidatos ao título: Atlético-MG e Palmeiras. No entanto, a equipe de Maurício Barbieri passou pelo desafio sem derrotas, com uma vitória na estreia e um empate com os paulistas, e criou a expectativa de uma temporada sem sustos no retorno à Série A. De lá para cá, porém, a situação cruz-maltina mudou radicalmente. O Vasco terminou a 7ª rodada do Campeonato Nacional na zona de rebaixamento e ressuscitou o medo do "fantasma" da degola.
O jogo contra o Atlético-MG foi marcado por um início avassalador do Vasco. A equipe marcou dois gols nos dez minutos iniciais e conseguiu segurar os três pontos, apesar do gol marcado por Maurício Lemos nos acréscimos da primeira etapa. Curiosamente, a única vitória do Cruz-Maltino até aqui veio justamente na partida em que menos finalizou.
+ Renato Augusto, Everton Ribeiro, Fábio… Veja 50 jogadores que podem assinar pré-contrato em julho
No duelo com o Palmeiras, novamente um início forte do Vasco. O time carioca terminou a primeira etapa com uma vantagem de 2 a 0, com direito a gol de Pedro Raul em linda jogada coletiva. No segundo tempo, porém, o Cruz-Maltino não conseguiu segurar o Palmeiras no Maracanã e acabou levando o empate. Ainda assim, jogar de igual para igual com o grande favorito ao título parecia um bom sinal.
Desde então, o Vasco alternou jogos em que a falta de criatividade falou mais alto com outros em que a falta de eficiência sobressaiu. O segundo problema apareceu no bom primeiro tempo sem gols contra o Bahia e na derrota para o Santos, na qual o time de Barbieri finalizou 23 vezes contra apenas seis do adversário.
Já a falta de criatividade foi a síndrome no empate morno em 1 a 1 com o Coritiba no Couto Pereira, partida em que o adversário deixou o Vasco ter a posse da bola. Situação completamente oposta ao clássico com o Fluminense, onde o Cruz-Maltino saiu na frente logo no início e foi tomar o empate no começo da segunda etapa, se fechando no campo de defesa e permitindo que o Tricolor passasse 80% do tempo com a bola.

O ataque irregular não é compensado com uma defesa forte: o Vasco foi vazado em todos os jogos do Brasileirão até o momento. Na última partida, contra o São Paulo no Morumbi, o time conseguiu criar chances e marcou duas vezes, mas tomou quatro gols, dois deles já nos instantes finais.
O Vasco parece ter sido um dos times que mais regrediu desde o início do campeonato, apesar de ser um dos que mais tem tempo para trabalhar. Focado apenas em uma competição, o Cruz-Maltino tem um espaço maior entre os jogos para descansar e treinar. Ainda assim, a equipe não encontrou uma cara e apresenta problemas diferentes a cada partida. O panorama aumenta a pressão em cima do técnico Maurício Barbieri - a torcida chegou a pichar os dizeres "fora, Barbieri" nos arredores do São Januário.
Em busca de se recuperar no Brasileirão e reacender no torcedor o sentimento positivo das duas primeiras rodadas, o Vasco volta a campo neste sábado. No Castelão, em Fortaleza, o Cruz-Maltino enfrenta o Fortaleza, 11º colocado, às 16h (de Brasília).
*Estagiário, sob supervisão de Tadeu Rocha
Tudo sobre

Copa do Brasil
Copa do Brasil bate recorde negativo de gols na ida das oitavas de final
Há 1 hora
Futebol Nacional
Quem avança para as quartas de final da Copa do Brasil? Vote
Há 2 horas
Vasco
Conheça Andrey Fernandes, destaque do sub-20 do Vasco
Há 5 horas
Fora de Campo
Vasco x Fluminense lidera audiência na Copa do Brasil
Há 18 horas
Vasco
Vasco treina com foco na decisão contra o Fluminense pela Copa do Brasil
Há 19 horas
Futebol Internacional
20 anos de Rayan: o que mudou em um ano para o prodígio brasileiro
Há 20 horasMais LANCE!

Fluminense x Vasco vai ter arbitragem de Copa do Mundo

Análise tática do Guffo: os destaques da ida das oitavas da Copa do Brasil

Vasco demonstra rápida evolução defensiva com Pedro Emanuel

Jair avalia disputa no meio-campo e chegada de Sosa ao Vasco: 'Todo mundo quer'

Ex-Vasco vira assunto nas redes com golaço: 'Impressionante'

Pedro Emanuel ajusta o meio-campo e Vasco começa a mostrar evolução

Pedro Emanuel valoriza atuação do Vasco contra Fluminense: 'Orgulho'

Ramon Abatti Abel vira assunto em Vasco x Fluminense: 'Está claro'

Dê suas notas: avalie as atuações em Vasco x Fluminense

Vasco e Fluminense ficam no empate e deixam decisão para quarta-feira

Gol perdido em Vasco x Fluminense choca torcedores: 'Sozinho'

Em negociação com Vasco, Sosa fica fora de jogo do Racing

Discussão em Vasco x Fluminense viraliza: 'Já expulsaram por menos'



