ANÁLISE: Eliminação do Vasco coloca dúvida sobre a sua principal virtude de 2023

Time comandado por Barbieri finaliza 12 vezes em todas a partida; dos quatro chutes ao gol, todos são no segundo tempo

Vasco x ABC - Alex Teixeira
Vasco quase não criou contra o ABC-RN (Foto: Daniel RAMALHO/VASCO)

Escrito por

O Vasco está fora da Copa do Brasil. Com a eliminação nos pênaltis, pelo segundo ano consecutivo, o Cruz-Maltino cai de maneira precoce devido a uma série de fatores. O principal foi a falta de criatividade.

+ VÍDEO: Jogadores do Vasco mostram abatimento com eliminação na Copa do Brasil

Ao todo, o Vasco finalizou 12 vezes, sendo que somente quatro foram na direção do gol do ABC-RN. Mas o que impressiona, nestes dados, é que o Cruz-Maltino acertou as finalizações apenas no segundo tempo. Ou seja, o goleiro adversário não teve trabalho durante o primeiro tempo inteiro.

A estratégia do ABC-RN de marcar, se defender e sair no contra-ataque foi eficaz. Com isso, o Vasco praticamente não produziu. Neste ano, o ABC-RN vai disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, e entre os times de menor investimento, foi um dos que mais deram trabalho e melhor se defendeu contra Vasco. Vale lembrar que o Volta Redonda, melhor dentre os pequenos do Rio, derrotou o Cruz-Maltino no Campeonato Carioca

Contra Botafogo, Flamengo e Fluminense, o Vasco conseguiu produzir porque os grandes rivais jogam e deixam jogar. O Glorioso ainda teve dois jogadores expulsos na partida. Mas isso é muito pouco para um time que sonha com voos mais altos nesta temporada, que agora se resume ao Carioca e a disputa do Brasileirão. O elenco precisa de alternativas, tanto para o time tiular, quanto para o banco de reservas.

+ Após perder o terceiro pênalti pelo Vasco, Pedro Raul é apontado como o vilão da eliminação na Copa do Brasil

O técnico Maurício Barbieri atribuiu eliminação a uma série de fatores. Entre eles estão a falta de criatividade e ao desgaste pela sequência de partidas, poucos chutes de fora da área e a ineficácia de chegar com mais jogadores ao ataque.

- Estamos vindo de uma sequência de decisões. O primeiro contra o Flamengo a gente precisava ganhar, depois o Bangu, de novo o Flamengo e agora o ABC. Sem dúvida isso contribuiu para o desgaste - pontuou Barbieri. E completou:

- A gente vinha se caracterizando por ser uma equipe intensa e agressiva, mas é difícil ser assim quando temos pouco espaço, como foi o caso do ABC. A gente finalizou dentro da área, falei que era importante fazer isso de fora, acho que o Erick Marcus fez isso. Faltou a gente conseguir chegar com mais gente. Não estávamos conseguindo chegar nas bolas cruzadas. Em alguns momentos, a área ficou vazia.

Vasco x ABC
Vasco está fora da Copa do Brasil (Daniel RAMALHO/VASCO)

+ Saiba quanto o Vasco vai deixar de ganhar com eliminação da Copa do Brasil

Agora, a próxima missão do Vasco é encarar o Flamengo. Depois de perder a vantagem do empate, o Cruz-Maltino só a vitória interessa para eliminar o rival, na semifinal do Campeonato Carioca. O clássico será neste domingo, às 18h, no Maracanã.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter