Valdivia faz trabalho especial para 2012: é o ano da magia?

Sem lesões, nada de confusões, com muitos gols, títulos e magia. Esses devem ter sido os votos do meia Valdivia para o ano que começou ontem. Após sofrer em 2011 com diversos problemas, o camisa 10 quer finalmente reconquistar os palmeirenses. E para começar com o pé direito, a comissão técnica já tem preparada uma programação especial para o jogador.
O grupo se reapresenta na quarta-feira, dia 4, na Academia de Futebol. Após uma avaliação, os treinamentos vão ser definidos. Mas a ideia com o Mago não vai ser diferente do que aconteceu no fim do último ano: muito trabalho específico e de fortalecimento para evitar as temidas lesões musculares.
A intenção é deixá-lo em boa forma para aguentar toda a temporada de 2012. Até por isso, existe a chance de o meia não participar das primeiras partidas. Tudo vai depender dos treinamentos.
– A expectativa é a melhor possível. Valdivia é um atleta que se dedica muito. A intenção é deixá-lo o mais adaptado possível. Se tiver condições de ir para o primeiro jogo, ótimo. Lógico que podem acontecer intercorrências durante a temporada, mas vamos ter cuidados para evitá-las – afirmou o preparador físico Anselmo Sbragia.
A expectativa de todos no Palmeiras é que finalmente o camisa 10 volte a mostrar todo seu potencial. O técnico Luiz Felipe Scolari sabe que no elenco atual o Mago é quem pode liderar o time. No fim do ano, o gerente de futebol, César Sampaio, afirmou que aposta no jogador como referência para 2012.
Valdivia já admitiu publicamente que viveu seu pior ano da carreira em 2011. Foram novas lesões nas coxas e problemas fora de campo. Ele não teve boas lembranças nem das convocações para a seleção chilena.
Após receber uma proposta do mundo árabe no meio da temporada passada, o meia decidiu permanecer no clube após uma conversa com o presidente Arnaldo Tirone. Ele realmente quer recuperar o bom futebol de 2008. Se a última imagem foi a expulsão contra o Corinthians, é a hora de mudar isso. E torcer por um 2012 bem diferente.
Suspensão é 'trunfo' do Verdão
Se o Verdão espera contar mais vezes com o Mago neste ano, pelo menos em boa parte dele não terá um dos principais "inimigos" para isso: a seleção do Chile.
Ele foi suspenso pela Federação Chilena por dez partidas por comportamento inadequado. Valdivia havia sido afastado em novembro pelo técnico Cláudio Borghi, que afirmou que o camisa 10 e mais quatro jogadores chegaram atrasados e alcoolizados à concentração antes do duelo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias. Um jogo já foi cumprido.
Felipão considera as convocações para a seleção do Chile como um dos motivos pelos quais o Mago não consegue ter uma boa sequência no clube. Segundo ele, isso atrapalha a preparação do jogador e faz com que esteja mais suscetível a sofrer lesões, que o atrapalham desde que voltou.
Altos e baixos do Mago:
2011: o pior ano
O próprio Valdivia afirmou que o ano passado foi o pior de sua carreira. Ele terminou 2010 lesionado e, no primeiro jogo-treino de 2011, voltou a machucar a coxa, problema que o afastou de boa parte do Paulista. Mesmo quando esteve recuperado, o Mago não conseguiu brilhar. Pelo contrário: se envolveu em polêmicas extra-campo, criticou publicamente Felipão, voltou a se lesionar algumas vezes, ficando fora da maioria das partidas do ano, e foi suspenso da seleção do Chile por indisciplina (veja mais ao lado).
2012: esperança
No Palmeiras, mesmo com todos os problemas nas últimas temporadas, Valdivia é visto como a principal esperança para este ano. E há motivos para isso. O jogador conseguiu uma boa sequência na reta final do Brasileiro, sem sofrer lesões, e realizando boas atuações. Além disso, conseguirá realizar a pré-temporada – que será maior do que a de 2011 – ao lado do restante do elenco e começará no mesmo nível físico dos outros. O Mago entrará o ano como o grande astro da equipe e terá o papel de comandar o time.
Programação para 2012:
Reapresentação
Junto com todo o elenco, Valdivia se reapresenta na quarta-feira, dia 4. Os jogadores vão passar por avaliações após ficarem um mês de férias. A ideia é começar os treinos na sexta. A comissão técnica quer manter o trabalho realizado no fim de 2011 com o chileno: fortalecimento e treinos funcionais.
Musculação
O Mago faz treinamentos de musculação com cargas mais avançadas. A cada etapa, o camisa 10 vinha melhorando seu desempenho no fim da temporada passada. A intenção é fortalecer a musculatura do atleta.
Treino Funcional
Nessa atividade, Valdivia realiza movimentos de potência muscular. Os preparadores físicos induzem algumas jogadas realizadas durante as partidas. Por exemplo, o Mago faz movimentos de chutes e saltos usando um elástico e outras borrachas de uso fisioterápico.
Sugerida para você!






Mais LANCE!













