Herdeiro da 3 de Léo, 100% Santos e dublê de Robinho: conheça Caju

27/10/2015 13:09

Supervisionado porLance!,
Corinthians x São Paulo - Guerrero (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
Corinthians x São Paulo - Guerrero (Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)

No último domingo, o Santos voltou a ter um camisa 3 após cinco meses. Vestida por grandes jogadores na gloriosa história alvinegra, ela estava guardada desde que o clube implementou numeração fixa e Léo se aposentou.

Mas quando o placar da Vila Belmiro anunciou quem seria o camisa 3 contra o Figueirense, muitos se perguntaram: quem é Caju? A pergunta é complexa, mas Pepinho, treinador do time sub-20 do Peixe que trabalhou com o lateral-esquerdo por cerca de um ano, sintetiza bem a resposta em uma frase:

– Tudo que envolve o Caju no Santos é diferente, curioso.

Foi assim desde que o jovem, hoje com 19 anos, chegou ao clube, no meio do ano passado. Sem empresário, algo raro atualmente mesmo entre os jovens, ele passou por uma peneira na base santista. O teste durou quase um mês.

– Normalmente nossas revelações da base são formadas no clube desde os 11, 13 anos... Outra opção é o jogador se destacar em outra equipe e ser contratado pelo Santos. Mas o Caju ninguém conhecia. Foi tudo atípico – conta Pepinho.

Atípico também foi o contrato firmado por ele com o Santos. Caju, segundo o balanço financeiro alvinegro, é o único atleta revelado pelo Peixe a ter 100% dos direitos econômicos ligados ao clube atualmente.

Após ser aprovado na peneira e firmar vínculo até o fim de 2015, o lateral teve de "mudar" de nome. Não era fácil pronunciar Wanderson. Para piorar, ele era confundido com outros atletas, como Anderson, Wallace... Pepinho então encontrou uma opção mais fácil. Como o jovem se parecia com um ex-jogador da base alvinegra que se chamava Caju, o ala herdou o apelido (a contragosto).

Já batizado, ele passou a se destacar e assumiu a condição de titular no sub-20 do Peixe. Porém, às vésperas da Copa São Paulo, se machucou e abriu espaço para Zeca, antes lateral-direito, mudar de lado, se destacar e sair em vantagem na busca por espaço no time profissional.

Titular pela primeira vez no domingo, quando ganhou elogios do técnico Enderson Moreira, Caju sonha agora com a titularidade. Teoricamente, ele está atrás de Mena e Zeca na disputa, mas como tudo que envolve Caju no Santos é diferente...


'BICO' DE ATOR

Um dos vídeos publicados pelo canal oficial do Santos na época da contratação de Robinho trouxe o ídolo subindo em uma bicicleta (em referência às suas tradicionais pedaladas) no CT Rei Pelé, em direção à Vila Belmiro, onde foi apresentado à torcida. Em seguida, uma câmera posicionada no capacete da bicicleta supostamente pedalada pelo Rei do Drible o mostrava fazendo todo o percurso entre CT e estádio, mostrando só as mãos do ciclista. Na verdade, as mãos eram de Caju, dublê (sem cachê) de Robinho durante uma tarde.


CURIOSIDADES DO CAJU

Alojamento
Promovido há um mês da base, Caju ainda mora no alojamento da Vila Belmiro, como diversos outros garotos que buscam espaço no Santos. O único problema é que o clube adotou uma regra de não conceder esse tipo de "regalia" a jogadores profissionais, o que o fará ter de mudar-se.

Abidal da Vila
Em comentários de fotos no Instagram e no dia a dia com os companheiros, o jovem santista é comparado ao francês Abidal, ex-Barcelona, hoje no Olympiakos. A brincadeira é de que os dois laterais-esquerdos têm fortes semelhanças físicas.

Timidez
Funcionários do Santos conhecem pouco de Caju porque o jogador faz o estilo reservado, bem quieto mesmo. Ontem, em sua primeira entrevista coletiva, isso ficou evidente. O jogador deu respostas curtas e sorriu a cada nova pergunta feita na sala de imprensa do CT.

Como chegou
Caju é amigo e treinava em Altair (SP) com o sobrinho de um funcionário da base do Santos, que conseguiu um teste para o parente. Por insistência do sobrinho, esse funcionário aceitou que Caju viesse junto para Santos. Ele ficou um mês fazendo testes.


COM A PALAVRA: Pepinho, técnico do time sub-20 do Santos

O Caju é um menino muito querido por todos, humilde e um pouco tímido. Porém, dentro de campo ele é bem diferente. Tem muita personalidade, não tem medo de errar e às vezes faz jogadas arriscadas, algumas até na defesa, fazendo a gente dar uns puxões de orelha (risos).

Ele tem muita qualidade e habilidade com a bola. Dribla muito fácil, tanto em linha reta, como na diagonal. Considero boa a recomposição dele, embora ele esteja em um processo de amadurecimento na marcação. Sempre treinamos para ele melhorar a dobra na marcação. No domingo, até por ser estreia dele, achei que o Figueirense quis explorar bastante aquele lado, por isso ele teve mais trabalho.

Ele chegou para compor o grupo, pois tínhamos o Emerson Palmieri, o Zeca... Mas ele foi ganhando espaço e seria titular na Copinha se não se machucasse.

Sugerida para você!


Mais LANCE!