Dominic Thiem

Adria Tour

Tênis News
15/07/2020
13:12
Berlim

Em entrevista coletiva em Berlim, após sua primeira vitória no torneio exibição local, o austríaco Dominic Thiem falou sobre a ideia de implementar um match-tiebreak no lugar da disputa de um terceiro set inteiro como já acontece no circuito de duplas.

Thiem foi questionado por jornalistas sobre os formatos dos torneios exibição que jogou recentemente: "A experiência da Ultimate Tennis Showdown foi positiva, mas ainda prefiro o chamado formato clássico. Para além disso, acho que deveríamos pensar na ideia de introduzir de vez em quando um match-tiebreak no terceiro set do circuito, principalmente nas primeiras rodadas de um torneio", opinou.

Thiem considera que isso é algo que pose pode levar dos torneios-exibição do momento, porém ressalta: "O circuito deve ficar como está".

O match-tiebreak já é uma realidade no circuito de duplas, onde torneios que não os Grand Slam realizam o chamado "desempate" com um terceiro set jogado num "grande tiebreak" que termina em 10 ou com dois pontos de diferença em favor do vencedor quando acima do 9/9.

Para o circuito de simples, a ATP tem testado formatos como sets sendo chegados em 4 games ou indo a tiebreaks no 4/4 de cada set. O formato é o oficial do ATP Finals Next Gen, que tem servido de laboratório de inovações para a Associação dos Tenistas Profissionais.