Brasil vence a Suíça nas duplas e avança na Copa Davis
Rafael Matos e Orlando Luz superaram Dominic Stricker e Jakub Paul e fizeram 3 a 0 para a equipe brasileira no Rio de Janeiro

O Brasil está classificado para os Qualifiers da Copa Davis de 2027. Neste sábado (19), Rafael Matos e Orlando Luz venceram Dominic Stricker e Jakub Paul por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (1) e 6/2, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. Com o resultado, a equipe brasileira abriu 3 a 0 no confronto com a Suíça pelo Grupo Mundial I e garantiu a classificação.
A vitória nas duplas confirmou o triunfo brasileiro com dois confrontos de simples ainda por disputar. Na sexta-feira (18), João Fonseca derrotou Dominic Stricker na abertura da série, enquanto Gustavo Heide superou o experiente Stan Wawrinka e colocou o Brasil em vantagem de 2 a 0.
Com a classificação, o Brasil seguirá na disputa por uma vaga nas fases decisivas da competição na próxima temporada. Os Qualifiers estão previstos para fevereiro de 2027. A Suíça, por outro lado, terá de disputar os playoffs do Grupo Mundial I.
➡️As lágrimas de João Fonseca na Copa Davis representam alívio
➡️ João Fonseca celebra vitória após nova lesão: 'Muito especial'
➡️ João Fonseca se recupera e vence na abertura da Copa Davis

Como foi o jogo de duplas?
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Brasil e Suíça mantiveram seus respectivos serviços e nenhuma das duplas conseguiu uma quebra ao longo da parcial. A definição ficou para o tie-break, quando Matos e Luz assumiram o controle e venceram por 7/1.
No segundo set, os brasileiros começaram em ritmo forte. Logo no primeiro game de saque dos suíços, conseguiram a quebra sem perder pontos e abriram vantagem. Matos e Luz mantiveram o bom desempenho no serviço e voltaram a quebrar o saque adversário no sétimo game. Na sequência, precisaram salvar dois break points antes de confirmar a vitória por 6/2 e fechar a série em 3 a 0 para o Brasil.
Tudo sobre

Tênis
Carlos Alcaraz busca ritmo e elogia Zverev no ATP 500 de Viena
Há 1 hora
Tênis
Rival de Alcaraz em Viena vive fase de alta após trocar treinador
Há 5 horas
Tênis
Brasileiros Thiago Wild e Heide buscam top 100 para ingressar no Australian Open
Há 1 dia
Tênis
Tênis: Medvedev vira, é bicampeão e alcança feito inédito
Há 2 dias
Tênis
Djokovic disputa ATP de Basileia de olho em recorde de Federer
Há 3 dias
Tênis
João Fonseca exalta 'hora da revanche' contra Alcaraz no Brasil
Há 4 diasMais LANCE!

Ex-número 1 do mundo aconselha João Fonseca: 'Ele precisa'

Rybakina avança em WTA de Ningbo com vitória em 27 minutos

Tênis: Ex-número 1 destaca momento de Zverev e explica ruptura

Elina Svitolina e Gael Monfils anunciam divórcio após cinco anos juntos

Tenista brasileira conquista torneio de duplas no WTA de Wuhan

Fokina vence Jodar e conquista título em Shanghai

Relembre as 20 vitórias de João Fonseca em 2026

João Fonseca encerra temporada e só volta em 2027

Sem Alcaraz ou Sinner no caminho, Zverev alcançará feito inédito no tênis

Tenista espanhol é advertido por xingar boleiro em Shanghai

Sabalenka sofre virada e é eliminada no WTA 1000 de Wuhan

Derrota de Alcaraz garante Zverev como número 1 do ranking

Rafael Jódar repete feito de Djokovic no ATP de Shanghai 2026
