Dominic Thiem

USTA

TÊNIS NEWS
12/09/2020
00:22
Nova York (EUA)

Em um jogo de alta qualidade, como era o esperado, o austríaco Dominic Thiem, terceiro do mundo, superou o atual vice-campeão do US Open, o russo Daniil Medvedev, quinto do mundo, para garantir vaga na decisão de domingo às 17h.

Thiem, segundo favorito ao título, superou o gélido russo por 3 sets a 0 com parciais de 6/2 7/6 (9/7) 7/6 (7/5) após 2h55min de duração na maior quadra do mundo, o Arthur Ashe Stadium.
O austríaco vai disputar sua quarta final de Grand Slam e buscará título inédito contra Alexander Zverev, sétimo do mundo, que virou contra o espanhol Pablo Carreño Busta, 27º. Tanto Thiem quanto Zverev buscarão o primeiro Slam de suas carreiras. O austríaco foi vice em Roland Garros 2018 e 2019 e vice no Australian Open deste ano em batalha de cinco sets contra Novak Djokovic. Na semifinal daquele torneio superou Zverev em quatro sets. São nove jogos entre os dois e sete vitórias de Dominic.
O jogo
A partida foi de alto nível, mas no primeiro set Thiem conseguiu uma quebra cedo e viu Medvedev questionar uma marca e passar a rede reclamando. Acabou tomando uma advertência e chamou o US Open de "piada" e de forma irônica pediu desculpas por invadir a quadra do adversário. Desconcentrado ele foi quebrado de novo e perdeu o set por 6/2.O russo entrou no jogo no segundo set,quebrou cedo e foi mantendo a vantagem até sacar para a parcial e falhar. Thiem elevou o nível, igualou, levou ao tie-break. Com muita disputa e apertado, Medvedev cometeu erro capital com curta longa, Thiem venceu o ponto e fechou por 7/6 (9/7) salvando um set-point.Na terceira etapa o russo novamente tomou as rédeas, abriu 3/0 e viu Thiem ficar bravo com seus sapatos após tomar seu segundo escorregão em quadra. Ele xingou o equipamento,mas se concentrou para devolver a quebra justo quando Medvedev sacava em 5/3, mas Dominic quebrou e levou para mais um tie-break. Medvedev cometeu erros, dupla-falta, permitiu que Thiem abrisse 5 a 1. Medvedev encostou com 5 a 4, depois devolveu a miniquebra para sacar em 5 a 6, mas Thiem conseguiu a vitória no segundo match-point.