Medvedev é o novo Nº2 do mundo, o primeiro não Big 4 em 16 anos

Tenista é o primeiro russo desde Marat Safin a estar em posição de tamanho destaque

Danill Medvedev em ação contra Rafael Nadal no ATP Finals
Divulgação

Escrito por

A ATP acaba de confirmar que o russo Daniil Medvedev acaba de desbancar o espanhol Rafael Nadal e na próxima segunda feira figurará como vice-líder do ranking mundial, registrando-se como o primeiro tenista não membro do Big 4 a tal feito em 16 anos.

Medvedev quebra uma escrita intensa que teve a hegemonia do top 2 da ATP dividida entre o Big 4, formado pelo suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic e o escocês Andy Murray.

A última vez que um tenista que não era do Big 4 ocupou um posto entre os dois melhores do mundo foi em 18 de julho de 2005, quando o australiano Lleyton Hewitt, então ex-número 1, era o número 2 do mundo, diante de Roger Federer então número 1. Na semana seguinte, no ranking de 25 de julho, Hewitt foi desbancado por Rafael Nadal por uma diferença de 100 pontos. Rafa havia acabado de conquistar seu primeiro título de Roland Garros.

Medvedev é ainda o primeiro russo em 19 anos a ocupar o posto de vice-líder da ATP. Antes dele, Marat Safin, ex-número 1 do mundo, ocupou o posto de número 2 pela última vez em 02 de setembro de 2002. Antes dele, Yevgeny Kafelnikov, também ex-número 1, havia sido número dois pela última vez em 24 de janeiro de 2000.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter