Serena Williams

Rogers Cup

Tênis News
19/09/2019
19:24
Bucareste, Romênia

Uma notícia triste para o jornalismo mundial, e para o tênis, foi veiculada nesta quinta-feira. Um jornalista romeno foi multado na Romênia por proferir ofensas raciais à norte-americana Serena Williams durante a transmissão de uma de suas partidas no US Open.

A decisão pela pena foi tomada na última semana no CNCD (Conselho Nacional de Combate à Discriminação) na Romênia, quando a junta diretiva do Conselho se reuniu para tratar do ocorrido e condenou o jornalista Radu Banciu por “violar o direito à dignidade”.

A fala julgada pelo Conselho foi proferida durante uma das partidas da norte-americana no US Open 2019, quando o jornalista comentou: “Serena parece um daqueles macacos no zoológico de bunda vermelha. Se colocassem essas calças num macaco, se pareceria exatamente com Serena em quadra”.

Segundo o CNCD, “a escravidão dos negros se baseava, sobretudo, em compará-los aos macacos. Deste modo, essas palavras representam uma forma de racismo extremo”. A multa do jornalista ficou estipulada em 1.700 euros, visto que, segundo o Conselho, esta não foi a primeira vez que o jornalista fez esse tipo de comentários.