Dokic denuncia pai-treinador agredindo a filha e homem é preso na Sérvia

Ex-tenista milita contra violência parental e de treinadores contra jovens atletas

Jelena Dokic em quadra para entrevistar Ashleigh Barty no Australian Open
Tennis Australia

Escrito por

A australiana ex-top 4 Jelena Dokic compartilhou um vídeo em que denuncia a violência praticada por um pai a filha, tenista juvenil de 14 anos, num flagrante feito em Belgrado, capital da Sérvia. O homem, um cidadão chinês, foi preso.

Dokic sofreu abusos físicos e psicológicos por parte de seu pai, Damir, durante toda a sua formação juvenil e também no circuito profissional e apenas no auge do seu sucesso, com seu melhor ranking teve coragem de falar sobre parte dos abusos que sofreu e demitiu o pai de sua equipe.

Ao longo de sua carreira, Dokic lidou com problemas físicos e com os danos psicológicos causados pelos abusos de seu pai. Em junho deste ano, a ex-tenista e atual comentarista da Fox Sports Australia revelou também no Instagram que quase atentou contra a própria vida em abril deste ano.


O vídeo compartilhado pela ex-tenista foi publicado originalmente pelo advogado e ativista contra violência sérvio Igor Juric, que anunciou ter recebido o material de fonte anõnima. Com a repercussão nas redes sociais, as autoridades sérvias conseguiram identificar o homem e prendê-lo. Segundo o Ministério de Relações e Políticas Internas da Sérvia, o pai agressor é um cidadão chinês.

"Aqui está o vídeo completo deste ato doentio. É absolutamente nojento. Eu sei que é difícil de assistir, mas isso precisa ser mostrado para aumentar a conscientização sobre o que as crianças passam, para que possamos fazer mais e tentar evitar isso", iniciou sua longa postagem Dokic.

Aos 39 anos, Dokic reviveu com o vídeo os momentos de horror que passou e explica a falta de reação da jovem, que tem quase o tamanho do pai: "Ela está congeldada. Sabe por quê? Porque ela está muito assustada e porque nos dizem que se nos mexermos ou fizermos barulho, eles vão nos matar". A ex-tenista ainda recordou a própria biografia em que dá detalhes de seu trauma: "Eu avisei, não fui a primeira e nem seria a última".

Jelena Dokic aproveitou para cobrar as autoridades, já que havia sido informada que o vídeo estava público há algumas semanas. Depois de sua publicação, saiu a informação de que o homem foi intimado a se apresentar às autoridades sérvias.

O vídeo abaixo contém fortes cenas de violência:

Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por JELENA DOKIC 🇦🇺🇦🇺🇦🇺 (@dokic_jelena)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter