Uruguai x Brasil - Tite

Tite é o técnico da Seleção Brasileira (Foto: AFP)

LANCE!
03/06/2021
21:28
Porto Alegre (RS)

Na noite desta quinta-feira, o técnico Tite, da Seleção Brasileira, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas através da CBF TV, canal da Confederação no YouTube. Nela, o treinador revelou que tanto ele, quanto Juninho Paulista, coordenador da Seleção, as suas posições ao presidente da entidade, Rogério Caboclo.

O técnico ainda destacou que os próprios jogadores solicitaram uma conversa com Caboclo. De acordo com Tite, está conversa foi clara e direta, porém ela ainda não será externada, uma vez que a Seleção está focada no jogo contra o Equador.

> Começou o Brasileirão! Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

- Nós temos uma opinião muito clara e nós fomos lealmente, numa sequência cronológica, eu e Juninho, externando ao presidente qual é a nossa opinião. Na sequência, pedimos aos atletas para trabalharem e ficarem focados exclusivamente na nossa preparação para o jogo contra o Equador. (Os jogadores) nos atenderam nessa solicitação.

- Na sequência, solicitaram uma conversa direta ao presidente. Ela foi externada numa conversa direta pessoal com o presidente e comissão técnica. A partir daí, a posição dos atletas também ficou clara. Temos uma posição, mas não vamos externar isso agora. Temos uma prioridade agora de jogar bem e ganhar o jogo contra o Equador. Depois desses dois jogos (contra Equador e Paraguai), vou externar a minha posição.

> Veja a tabela das Eliminatórias

O treinamento desta quinta-feira, inclusive, confirmou a provável escalação que já havia sido esboçada no dia anterior, na Granja Comary, no Rio de Janeiro.
Dessa forma, o Brasil deve vir a campo com: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Richarlison, Neymar e Gabigol.

- Nós temos dois jogadores que estiveram na final da Champions League: Thiago (Silva), que está machucado, e Ederson e Gabriel Jesus, que são de nível extraordinário, mas que ficaram prejudicados (os dois chegaram depois do restante do grupo). O Fred para dar maior liberdade para o Neymar, a gente consegue ajustar Fred, do Manchester United, que faz sua função para dar essa criatividade maior - explicou Tite.

- Gabriel Barbosa porque está com ritmo e qualidade técnica, lidando com a condição, inclusive, de estar de cabeça boa, num grande momento no Flamengo e o Militão, da mesma forma. Alex Sandro ritmado juntamente com Danilo. Então, a gente tenta harmonizar, mas claro que vão ter alterações, claro que a equipe não vai manter o padrão por 90 minutos da mesma forma.

O adversário do Brasil é o Equador. As duas Seleções se enfrentarão nesta sexta-feira, no Beira-Rio, às 21h30, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Tite projetou o confronto e destacou que é um desafio manter o padrão de desempenho após sete meses.

- É um desafio, depois de sete meses, manter um padrão de desempenho individual e coletivo para que a gente possa ter um resultado de vitória como reflexo e consequência de jogar bem. A equipe tem quase 2,5 gols em jogos oficiais de média. Mas também tem, em estágio defensivo, que ser sólido.

Veja mais trechos da coletiva de Tite

BRASIL FOI ATRÁS DE XAVI E MURICY RAMALHO PARA SEREM AUXILIARES?


- O que o Xavi trouxe publicamente é verdade. Do Muricy é verdade também.

POR QUE OS JOGADORES NÃO FALARAM DURANTE A SEMANA?

- Inicialmente, foi um pedido meu e do Juninho (Paulista) no sentido de que tivesse um tempo. Hoje, foi um pedido e uma solicitação deles de não vir aqui. Em um momento oportuno, eles vão se manifestar.

JOGADORES QUE ATUAM NA CHINA

- Eu acompanhei o futebol chinês, nós acompanhamos e viajamos para lá, inclusive. Não adianta só assistir, você tem que sentir o jogo também. Ele é ritmado de uma maneira diferente, é um ritmo mais abaixo e é um ritmo técnico mais abaixo. Nos treinamentos, quando você forma o seu plantel e não tem um nível de competitividade alto, não há um desenvolvimento.

- Então, quando você retoma esse padrão em alto nível e eu torço para que eles venham para o Brasil, torço, para que eles todos estejam em alto nível. Porque retoma um padrão e dá muito mais segurança de uma convocação, em cima de uma competição com o nível de exigência alto.