Sinais do Hexa do Brasil: veja seis coincidências entre as Copas de 2002 e 2022

LANCE! lista semelhanças entre os Mundiais para animar os torcedores supersticiosos

Seleção Brasileira na Copa de 2002, na Coréia e no Japão (Foto: Nelson Almeida/LANCE!Press)
Seleção Brasileira na Copa de 2002, na Coreia e no Japão (Foto: Nelson Almeida/LANCE!Press)

Escrito por

Chegou a hora do mata-mata na Copa do Mundo do Qatar. Nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), a Seleção Brasileira enfrenta a Coreia do Sul pelas oitavas de final e busca dar mais um passo rumo ao Hexa. Abaixo, o LANCE! lista seis coincidências entre as Copas de 2002 e 2022 para animar o torcedor supersticioso.

1. Copa do Mundo na Ásia

Após 20 anos, a Copa do Mundo voltou a ser sediada no continente asiático. Em 2002, ano do penta, a competição foi disputada na Coreia do Sul e no Japão. A edição atual, como todos sabem, acontece no Qatar. É apenas a segunda vez do Mundial na Ásia, então podemos falar que o Brasil tem 100% de aproveitamento no continente. Manteremos o retrospecto?

+ Quais são os maiores jogadores da Seleção em Copas do Mundo? Veja votação na redação do LANCE!

2. França como atual campeã

Outra coincidência animadora é o fato de a França chegar na Copa do Mundo como atual campeã. Em 2002, a seleção europeia chegava à Coreia e ao Japão após levantar o caneco em 1998. Da mesma forma, os Bleus chegaram ao Qatar como detentores do título mundial, conquistado na Rússia em 2018. Será que o final feliz se repete?

+ Copa do Mundo: veja os maiores artilheiros da história do torneio

3. Goleiro do Palmeiras e meia do Flamengo no elenco

Em termos de elenco, há algumas semelhanças entre 2002 e 2022. A principal delas é a presença de um goleiro do Palmeiras e um meia do Flamengo - algo que não aconteceu nas últimas edições. Há 20 anos, Marcos e Juninho Paulista representaram os clubes na conquista do penta. Neste ano, Weverton e Everton Ribeiro têm a missão de manter a escrita.

Brasil x Alemanha - Final da Copa do Mundo de 2002 - Ronaldo Fenômeno
Brasil conquistou o penta em 2002 (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

4. Camisa 9 com "R" e abrindo a porteira

Assim como em 2002, o primeiro gol da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 foi marcado pelo camisa 9. E ambos têm o nome começando a letra "R". Há vinte anos, foi Ronaldo Fenômeno que abriu o placar contra a Turquia na estreia do Mundial. Neste ano, Richarlison marcou os dois gols na vitória diante da Sérvia.

5. Adversários de vermelho na Copa do Mundo

O quarto sinal é em relação à cor dos uniformes dos adversários. Na fase de grupos de 2002, o Brasil enfrentou três seleções com camisas vermelhas: Turquia, China e Costa Rica. O cenário se repetiu nas oitavas de final contra a Bélgica. No Qatar, a Seleção enfrentou dois adversários com a mesma cor na primeira fase (Sérvia e Suíça) e mais um nas oitavas, a Coreia do Sul.

+ Copa do Mundo: veja a lista das maiores goleadas na história

6. Real Madrid campeão da Champions com brilho brasileiro

Outra coincidência entre 2002 e 2022 é o Real Madrid sendo campeão da Champions League com brilho brasileiro. Em 2002, Roberto Carlos foi titular na final contra o Bayer Leverkusen e deu assistência para o gol histórico de Zidane. Em 2022, saiu dos pés de Vini Jr o gol do título merengue contra o Liverpool. Após a Champions, Roberto Carlos levantou a taça da Copa do Mundo. Vini Jr vai repetir o feito no Qatar?

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter