Seleção deve ter apenas um remanescente do último duelo com Camarões em Copas

Entre os convocados por Tite em 2022, somente três estiveram na Copa de 2014

23/6/2014 - Brasil 4x1 Camarões
Brasil goleou Camarões por 4 a 1 na Copa do Mundo de 2014 (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)

Escrito por

A Seleção Brasileira se prepara para enfrentar Camarões, na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar. Será a terceira vez que o Brasil se encontra com os camaroneses em Mundiais, sendo a última delas em 2014, quando três jogadores do atual grupo estavam convocados para a Copa.

> AO VIVO: acompanhe em tempo real os passos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

O primeiro duelo entre essas seleções em Copas aconteceu em 1994, na edição do tetracampeonato, nos EUA. Ainda pela fase de grupos, a equipe de Carlos Alberto Parreira partia para seu segundo jogo no Mundial e atropelou os africanos com um placar de 3 a 0, gols de Romário, Bebeto e Márcio Santos, que garantiram a classificação às oitavas.


> Veja qual é o salário de cada jogador da Seleção Brasileira

Depois disso, Brasil e Camarões somente foram se encontrar novamente em Copas no ano de 2014, na edição brasileira do Mundial. E a equipe da casa outra vez atropelou os camaroneses: 4 a 1 com dois gols de Neymar, um de Fred e outro de Fernandinho, garantindo a classificação para o mata-mata e a primeira posição no grupo.

Naquela seleção tínhamos três jogadores que estão no grupo atual convocado por Tite. São eles: Neymar, Thiago Silva e Daniel Alves. Os três foram titulares diante de Camarões em 2014, mas para o reencontro entre as seleções na edição deste ano, apenas um deles deve estar em campo, que é o caso do lateral-direito, que hoje é reserva da equipe.

Brasil x Camarões - Copa 2014
Neymar está lesionado em 2022 (Foto: Bruno Domingos/Mowa Press)

A ausência de Neymar se dá pela lesão no ligamento lateral do tornozelo direito, que o tira dos gramados por tempo indeterminado. Já Thiago Silva, titular absoluto da zaga, deve ganhar um descanso, pois Tite deve colocar um time reserva em campo pensando em preservar seus principais jogadores. A dupla de zaga deve ser Éder Militão e Bremer.

> Veja a tabela e o simulador da Copa do Mundo-2022 clicando aqui

Dessa forma, apenas Daniel Alves deve ir a campo nesta sexta-feira. Danilo, que é o titular da posição, também se recupera de lesão ligamentar, mas no tornozelo esquerdo, e Militão, que foi a improvisação usada por Tite diante da Suíça, atuará em sua função de origem. Portanto, o jogador de 39 anos reencontrará a seleção de Camarões em Copas.

O Brasil finaliza sua preparação para enfrentar os camaroneses nesta quinta-feira, com treino no Grand Hamad Stadium. Nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), a equipe entra em campo no Lusail Stadium, para buscar pelo menos um empate, que já garante a primeira posição no Grupo G, assim a Seleção aguardaria o segundo do Grupo H nas oitavas.

> Próximos jogos do Brasil na Copa do Mundo: veja datas, horários e onde assistir

Ficha Técnica do jogo da Copa do Mundo de 2014

CAMARÕES 1 x 4 BRASIL

Camarões: Itandje; Nyom, Nkoulou, Matip e Bedimo; Mbia, Enoh e Nguemo; Moukandjo (Salli) e Choupo-Moting (Makoun); Aboubakar (Webo). Técnico: Volker Finke.

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho) e Oscar; Hulk (Ramires), Neymar (Willian) e Fred. Técnico: Felipão.

Gols: Neymar, aos 17'/1ºT (1-0), Matip, aos 26'/1ºT (1-1), Neymar, aos 35'/1ºT (1-2), Fred, aos 4'/2ºT (1-3), e Fernandinho, aos 40'/2ºT (1-4)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter