Precisão de Marquinhos e luta de Coutinho são essenciais para o Brasil diante do Paraguai
Vivência dos atletas ajuda a 'balancear' equipe repleta de jovens e abre caminhos para a goleada por 4 a 0 da Seleção sobre os frágeis paraguaios

O equilíbrio que Tite tanto preza para a Seleção Brasileira ficou refletido também na mescla entre jovens e quem tem vivência de sobra com a amarelinha durante a goleada por 4 a 0 sobre o Paraguai em duelo válido pelas Eliminatórias. Embora a noite da última terça-feira (1) tenha sido marcada pela ascensão dos jovens Vinicius Júnior e Matheus Cunha, a relevância do zagueiro Marquinhos ofensivamente e o bom rendimento de Coutinho encheram os olhos no Mineirão.
O defensor aproveitou as brechas deixadas por um adversário vulnerável e viu seus passes conduzirem o Brasil aos seus primeiros gols no duelo com os paraguaios, os de Raphinha e Coutinho. De acordo com o Footstats, são 25 lançamentos certos (o segundo atleta que mais acerta na competição).
Titular absoluto de Tite, o camisa 4 "virou o pé" e acertou o passe para Raphinha concluir com precisão. E, na etapa inicial, abriu caminho para o gol de Coutinho. Arma que Marquinhos e Thiago Silva possuem e pode ser um "desafogo" em um jogo mais desafiador.
Enquanto o zagueiro segue consolidado, Coutinho é um dos "xodós" do treinador da Seleção que ainda se esmeram por sua reafirmação. O meia chegou a apresentar algumas credenciais nos 32 minutos que ficou em campo no empate em 1 a 1 com o Equador.
Entretanto, no Mineirão, o jogador de 29 anos correspondeu ao preencher as (sucessivas) lacunas deixadas pelo Paraguai e fez lançamentos perigosos para Vinicius Júnior e Paquetá tentarem chances. Além disto, quando teve um clarão, Coutinho não titubeou e encheu o pé, mandando um petardo sem chances para Antony Silva.
O primeiro passo neste regresso gradativo foi dado ao ir bem nestes 72 minutos no Gigante da Pampulha. Mas ainda há muita luta, em especial em uma Seleção na qual Neymar é o astro, Lucas Paquetá galgou muitos degraus e Everton Ribeiro deixa acirrada a concorrência do atual ciclo de Tite.
- Fico muito feliz quando a gente joga em casa e consequentemente faz um grande jogo. Foi bonito de ver e fiquei feliz de jogar na frente dos nossos torcedores. - declarou o meia, em entrevista coletiva.
O técnico Tite, porém, se esquivou de falar sobre o que pretende fazer em relação aos próximos jogos da Seleção Brasileira.
- Não sei. Vamos fazer uma avaliação e estabelecer junto com o Juninho, a coordenação e a comissão técnica esse próximo passo - frisou.
A goleada sobre o Paraguai ajudou Tite a testar jogadores e outras variações para a Seleção Brasileira de olho no Mundial. Mas o resultado expressivo não pode fazer com que seu planejamento se deixe levar pela euforia.

Futebol Internacional
Após Copa do Mundo, Al Ahli anuncia renovação de Roger Ibañez até 2030
Há 21 horas
Seleção Brasileira
Com gol de joia do Palmeiras, Brasil Sub-20 vence a Bolívia sem sustos
Há 1 dia
Futebol Internacional
Trio brasileiro 'desafia' fala de Ancelotti e movimenta mais de R$ 1 bilhão na janela
Há 2 dias
Fora de Campo
Bárbara Coelho e Ana Thaís analisam o que Ancelotti deve mudar para 2030
Há 2 dias
Seleção Brasileira
Cinco anos após o ouro olímpico, Jardine relembra final contra a Espanha
Há 2 dias
Seleção Brasileira
Seleção ganhava Ouro olímpico há cinco anos; veja destino dos atletas
Há 3 diasMais LANCE!

Corinthians decide não liberar Dieguinho para Seleção Brasileira Sub-20

Corinthians tem dois convocados para a Seleção Brasileira Sub-15

Seleção Brasileira Sub-20 inicia preparação na Granja Comary com foco no Sul-Americano

Pai não descarta Neymar na Seleção, e jogador responde; veja

Romário tenta reverter penhora de valores a receber da CazéTV

20 anos de Rayan: o que mudou em um ano para o prodígio brasileiro

10 ou ponta: Gabriel Mec enfrenta dilema que impacta a Seleção

Estrangeiros são sinceros sobre Endrick: 'Real não valoriza'

Veja gols em Real Madrid x Fiorentina: Endrick abre o placar

Recuperado de lesão, Estêvão marca e vira assunto: 'Fez falta'

Arsenal fecha a contratação de Bruno Guimarães, diz jornal

Endrick x Carlos Espí: compare os concorrentes por vaga no ataque do Real Madrid

Sem europeus, simulação aponta Brasil na final da Copa do Mundo de 2030
