Opinião: 'Dunga, um técnico obsoleto, incapaz de fazer Neymar brilhar'
Colunista do "Diário AS" faz uma análise do treinador da Seleção Brasileira e critica o seu trabalho rupestre, além de não ter sintonia com seu principal jogador

"Dunga não serve para dirigir craques. Em sua primeira fase na Seleção (2006-2010) teve atritos com Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano. Agora acabou a sua sintonia com Neymar. Isso sem falar das relações ruins que o treinador tem com Marcelo e Thiago Silva.
Dunga sempre preferiu lidar com jogadores de segundo escalão, que demonstram devoção eterna ao técnico, pois este lembrou de chamá-los para a "Canarinha". As limitações de Dunga - que a torcida "não quer ver nem pintado" - vão além. Taticamente, tem um trabalho rupestre, com desenho tático obsoleto, obcecado por dois pivôs ofensivos, o que inviabiliza uma saída de bola vindo de trás.
Neymar é a estrela solitária. Mas, em lugar de uma equipe que jogue para ele - como fez acertadamente o antecessor Felipão - o tira de sua posição natural, aquela mesmo que fez brilhar no Santos e várias vezes na Seleção. Aquela que o faz ser eficaz hoje no Barcelona e que o levou ao terceiro lugar na lista de melhores do mundo.
Dunga leva um ano e meio e ainda não tem claro onde colocar Neymar em campo Obviamente, o time canarinho se ressente, o jogo não flui, os resultados não chegam, a ponto de o Brasil não ser capaz de ganhar de Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile e neste momento estar ocupando um sexto lugar vergonhoso na tabela das Eliminatórias, fora até mesmo da repescagem
A paciência se esgota e os bastidores fervem após o time ter somando apenas dois pontos em seis possíveis. O pânico instaurado não afeta apenas a seleção principal, mas também a equipe Olímpica às portas dos Jogos.
A CBF, manchada pela corrupção, é uma casa sem governo, com um presidente fantoche. Não há comando, porém no Brasil já se especula um golpe de efeito: tirar de Dunga o comando do time olímpico, o que seria um passo intermediário para cortar a sua cabeça pós Copa-América.
A imprensa brasileira cozinha Dunga com fogo lento. E dispara para todos os lados. Até Neymar saiu chamuscado, pois a mídia brasileira lembra que de 2015 para cá o craque tem mais cartões amarelos do que gols pelo Brasil.
Neymar começa a sofrer uma situação que lembra aquela que já foi vivida por Messi na Argentina. Único craque e única solução para tirar o time do atoleiro. Se a "Pulga" e o "Moicano" brilham no Barcelona é porque encontraram um ecossistema que potencializa as suas virtudes. E as suas seleções são incapazes de produzir isso. No caso de Neymar, ele é apenas a principal vítima dos devaneios de Dunga, que tem obsessão por colocá-lo como um falso 9 sem nenhum companheiro para lhe dar assistência. Sozinho, ilhado, Neymar se desespera."
Joaquin Peira é colunista do Diários AS da Espanha

Seleção Brasileira
Ancelotti vai à Granja Comary de olho em renovação para 2030
Há 33 minutos
Fora de Campo
CBF anuncia amistosos do Brasil e divide opiniões: 'Não esperava'
Há 4 horas
Seleção Brasileira
Fim de uma era: o legado de Neymar na Seleção Brasileira
Há 7 horas
Fora de Campo
Torcedores reagem à fala de Ancelotti sobre Brasil na Copa: 'Esqueceu'
Há 10 horas
Seleção Brasileira
Ancelotti prepara renovação na Seleção e vai observar jovens; entenda
Há 11 horas
Seleção Brasileira
Ancelotti revela incômodo com Neymar na Copa: 'Podia'
Há 21 horasMais LANCE!

Ancelotti encerra ciclo de Neymar na Seleção Brasileira: 'Pensar no futuro'

Com o fim da Era Neymar, quem será o novo camisa 10 da Seleção Brasileira?

Brasil vai enfrentar a Índia em amistoso em outubro; entenda

Neymar indica fim de carreira na Seleção e vira assunto: 'Isso aí'

Gabriel Martinelli e Isabella Rousso se casam em cerimônia intimista

Ancelotti antecipa retorno e se reúne com comissão da Seleção Brasileira

Algoz do Brasil na Copa entra na mira de PSG e Juventus

Davide Ancelotti reflete sobre eliminação do Brasil na Copa: 'Decepção'

Douglas Santos celebra retorno ao Zenit e destaca aprendizado na Copa

Seleção Brasileira disputa com Portugal o futuro de promessa do Bayern

Lúcio de Castro: 'Eu peço um minuto de silêncio'

Você gostaria de outro técnico no lugar de Ancelotti na Seleção? Vote

Procurado pela Itália, Ancelotti disse que quer 'entregar o que não pôde nesta Copa'
