Consórcio entrega à Conmebol o Maracanã 'pronto e em condições' para a decisão da Copa América
Empresa gestora do estádio promete campo com alto índice de jogabilidade para abrigar, neste sábado (10) a decisão do torneio, entre Brasil e Argentina

O Maracanã já está à disposição da Conmebol para a final da Copa América, que será realizada entre Brasil e Argentina neste sábado (10). Em nota emitida à imprensa na manhã desta quarta-feira (7), o consórcio que administra o estádio destacou o orgulho de "entregá-lo pronto e em totais condições para a outra grande decisão".
> Veja a tabela da Copa América!
Além disto, a gestão prometeu que o gramado está "reformado e com altíssimos níveis de excelência e jogabilidade". Na terça-feira passada (6), o técnico Tite e a comissão técnica fizeram a vistoria do gramado. As condições dos campos no torneio causaram muitos protestos entre seleções na Copa América.
Desde a madrugada do dia 24 de junho, profissionais da Greenleaf, empresa responsável pela manutenção e conservação do gramado do Maracanã, estão cuidando das condições do campo.
O longo processo incluiu "nivelamento e preparo para a colocação de tapetes", além dos trabalhos de "topdressing, que incluiu proteção da semente, micronivelamento, adubação granulada e irrigação pesada" e "fase de manutenção rigorosa da umidade".
> Aplicativo de resultados do LANCE! já está disponível!
A empresa responsável pelo campo informou que, na terça-feira passada (6), "os profissionais da Greenleaf fizeram o primeiro corte da grama (ficará com 22mm no sábado) e a pré-marcação do campo para a final da Copa América".
A gestão do Maracanã ainda destacou:
"Manter a qualidade do gramado, atuando constantemente na preservação do campo, dentro dos limites que a natureza permite, continua sendo a prioridade número um desta gestão do Maracanã".
A final entre Brasil e Argentina será realizada às 21h deste sábado (10).
Veja a nota na íntegra
Assim como aconteceu na última final da Copa Libertadores da América, a gestão Maracanã tem o orgulho de mais uma vez entregar à Conmebol o estádio pronto e em totais condições para a disputa de outra grande decisão. A final Copa América entre Brasil e Argentina, que será realizada no próximo sábado (10/07), terá um gramado reformado e com altíssimos níveis de excelência e jogabilidade.
Desde a madrugada do dia 24 de junho os profissionais da Greenleaf, empresa responsável pela manutenção e conservação do gramado do Maracanã há mais de três décadas, trabalham diariamente no campo. Até a bola rolar na final de sábado, todo processo completará 17 dias, contemplando a troca parcial do gramado desgastado por um novo formado pelo consórcio ryegrass (grama de inverno) e bermuda celebration.
O primeiro passo foi a delimitação das áreas a serem removidas com 3cm de profundidade e retirada das áreas sul, centro e norte. Este procedimento impactou um total de 4.000m2. A seguir houve nivelamento e preparo para a colocação de tapetes e início do plantio no meio de campo, grande área sul e finalização da área norte com ajustes dos com rolos compactadores. Essa etapa foi finalizada com corte helicoidal (rebaixando a altura), pulverização fungicida e início da semeadura de inverno com 500Kg de sementes da grama ryegrass.
No dia 28/06 teve início o trabalho de topdressing, que incluiu proteção da semente, micronivelamento, adubação granulada e irrigação pesada. A seguir começou a fase de manutenção rigorosa da umidade (germinação de semente) de duas em duas horas e ajuste fino dos rolos. Com o uso de iluminação suplementar nos pontos de sombra, aconteceu o início da germinação.
Nesta terça-feira (06/07), os profissionais da Greenleaf fizeram o primeiro corte da grama (ficará com 22mm no sábado) e a pré-marcação do campo para a final da Copa América. Manter a qualidade do gramado, atuando constantemente na preservação do campo, dentro dos limites que a natureza permite, continua sendo a prioridade número um desta gestão do Maracanã.

Copa do Mundo 2026
França iguala Brasil com classificação na Copa; veja
Há 1 hora
Copa do Mundo 2026
Mbappé e Dembélé repetem marca histórica do Brasil de 2002 na Copa
Há 1 hora
Futebol Feminino
Dudinha passa por cirurgia no joelho em São Paulo e inicia recuperação após lesão
Há 2 horas
Futebol Internacional
Em alta no Zenit, dupla brasileira mira chance em novo ciclo da Seleção Brasileira
Há 2 horas
Seleção Brasileira
Irmã do presidente da CBF usa imagem de Neymar e Vini em anúncio de gelo sem autorização
Há 2 horas
Fora de Campo
Vitória da França é boa notícia para o Brasil no ranking da Fifa; entenda
Há 3 horasMais LANCE!

Messi ou Maradona? Fenômeno elege maior da história: 'Inegável'

Haaland diz que Brasil sentiu pressão e passa favoritismo à Inglaterra nas quartas da Copa

Jornal espanhol aponta Endrick como dúvida no Real Madrid após a Copa

E se? Os lances que poderiam mudar a história do Brasil nas últimas Copas do Mundo

A queda precoce do Brasil na Copa é o maior fracasso da carreira de Ancelotti?

França x Marrocos pode significar queda do Brasil no ranking da Fifa; entenda

Internautas pedem jogador do Fluminense na Seleção após goleada: 'O cara'

Romário pede que Carlo Ancelotti seja demitido da Seleção: 'Fiasco'

Lúcio de Castro vê crise da CBF longe do fim e defende Vini Jr.

Zico é sincero sobre pênalti perdido por Bruno Guimarães: 'Sempre'

Paulo Sérgio cobra reformulação total na Seleção: 'Amadorismo não vai trazer o hexa'

Neto relembra pênalti perdido e manda recado a Bruno Guimarães

Jornalista detona histórico do Brasil em Copas: 'Descer do salto'



