Brasil x Guatemala Toulon

Brasil constrói bom resultado diante da Guatemala na estreia (Isaac Ortiz/Mexsport/DiaEsportivo/Lancepress!)

LANCE!
02/06/2019
15:58
Aubagne (FRA)

O Brasil começou com uma vitória tranquila no Torneio de Toulon. Com o controle do jogo, a Seleção venceu a Guatemala por 4 a 0, no Grupo B. Pedrinho, do Corinthians, abriu o placar aos 19 minutos e Tabata, do Portimonense (POR), fez aos 22. Na segunda etapa, Wendel marcou o terceiro aos 40 minutos e Douglas Luiz, de pênalti, fechou o placar aos 43.

Com a vitória, a equipe comandada por André Jardine assume a liderança do grupo B pelo saldo de gols. Na outra partida do grupo, a França venceu o Catar por 2 a 0.

O JOGO

A Seleção Brasileira não teve dificuldades em construir o placar diante da Guatemala. Os primeiros minutos foram de estudo, mas o time comandado por André Jardine abriu o placar aos 18 minutos. Após boa jogada pelo lado direito, Matheus Henrique recebeu na entrada da área e só deixou para Pedrinho, que finalizou com a perna esquerda e abriu o placar.

Três minutos depois, a Seleção chegou ao segundo gol. Em lançamento vindo do campo de defesa, o lateral-direito Rodas, da Guatemala, cabeceou para trás e deu a bola no pé de Tabata. O meia da Portimonense (POR) aproveitou e tocou na saída do goleiro Mendoza.

A melhor (e única) chance da Guatemala na etapa inicial aconteceu aos 26, com uma finalização de fora da área de Barrientos, que passou perto do gol de Ivan. Um minuto depois, Douglas Luiz quase fez o gol que Pelé não fez. Ele chutou de antes do meio-campo e obrigou Mendoza a fazer grande defesa.

Pedro e Douglas Luiz também tentaram ampliar o placar com algum perigo, mas sem sucesso. Aos 45 minutos, John Mendez caiu na área brasileira e pediu pênalti em disputa com Lyanco, mas o zagueiro sequer encostou no camisa 11 guatemalteco.


No segundo tempo, o Brasil manteve o ritmo de controle de jogo, mas sem tantas chances claras de gol. Aos seis minutos, Tabata cruzou da ponta esquerda, Murilo desviou e Pedro balançou as redes, mas o atacante do Fluminense estava em posição irregular.

No restante da etapa final, Pedro e Wendel ameaçaram e fizeram o goleiro da Guatemala trabalhar, mas a Seleção não forçou tanto para buscar um placar mais elástico. Ainda assim, o Brasil conseguiu mais dois gols na parte final do jogo. O terceiro saiu aos 40 do segundo tempo em chute de fora da área de Wendel. Ele recebeu na meia lua, ajeitou e mandou no ângulo. Mendoza ainda tocou na bola, mas não foi suficiente para impedir que a bola entrasse.

Dois minutos depois, Paulinho tentou toque por cima do goleiro, mas a bola saiu sem força. Porém, no bate-rebate, a seleção da Guatemala cometeu pênalti em Bruno Tabata. Na cobrança, Douglas Luiz bateu com tranquilidade para fechar o placar.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 4 x 0 GUATEMALA
Data/Hora
: 02/06/2019, às 14h (de Brasília)
Local: Stade de Lattre de Tassigny, Aubagne (França)
Árbitro: Willy Delajod
Gols: Pedrinho 19'/1ºT (1x0), Tabata 22'/2ºT (2x0), Wendel 40'/2ºT (3x0) e Douglas Luiz 42'/2ºT (pênalti, 4x0)
Cartões amarelos: Emerson, Lyanco, Douglas Luiz (BRA); Mendez, Reyes, Pozuelos (GUA)

BRASIL: Ivan; Emerson (Guga, 21'/2ºT), Lyanco, Murilo e Iago; Matheus Henrique, Douglas Luiz, Antony (Pedrinho, 30'/2ºT), Pedrinho (Wendel, 20'/2ºT) e Bruno Tabata; Pedro (Matheus Cunha, 36'/2ºT). Técnico: André Jardine.

GUATEMALA: Mendoza; Rodas, Castellanos, Estrada e Yanes; Mendez (Martinez, 18'/2ºT), Hernández, Barrientos (Morales, 33'/2ºT), Garcia (Reyes, 45'/1ºT) e Altán (Fajardo, 27'/2ºT); Pozuelos. Técnico: Erick González