Branco destaca vaga antecipada da Seleção Sub-17 na Copa do Mundo: 'Protagonismo'
Coordenador das categorias de base da CBF fala em consolidação do processo de desenvolvimento das novas gerações

A Seleção Sub-17 garantiu vaga para a Copa do Mundo FIFA 2023 com duas rodadas de antecedência no Hexagonal Final do Sul-Americano Conmebol. A classificação veio após empate com o Equador em 2 a 2, em Guayaquil, no Equador, na noite da última segunda-feira. Coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira, o tetracampeão Branco elogiou a postura da equipe até o momento na competição. Para o dirigente, o time treinado por Phelipe Leal imprime a identidade do futebol brasileiro.
- Ainda temos dois jogos pela frente até o objetivo maior, que é o título do Sul-Americano. Mas estou muito satisfeito com o que vi até agora, com a vaga assegurada para a Copa. Assim como a Seleção Sub-20 em fevereiro, a Sub-17 também já se garantiu no Mundial. Isso atesta a consolidação do nosso trabalho para retomar o protagonismo nos torneios. Respeitando nossa essência, a nossa história, a capacidade individual dos nossos jogadores, o nosso DNA - avaliou.
+ James Rodríguez, Pato… Veja 20 jogadores sul-americanos sem clube
A classificação antecipada veio um ano após a conquista do tradicional Torneio de Montaigu, na França. Com o trio Endrick, Pedrinho e Luis Guilherme, o Brasil venceu a disputa após 38 anos, de forma invicta, batendo a Argentina na final e seleções tradicionais europeias. A competição marcou o início do trabalho de Leal à frente da categoria. Contratado para substituir Paulo Victor Gomes, o novo treinador chegou com a missão de colocar o Brasil na Copa do Mundo e defender o título de 2019.
- O Sul-Americano é um torneio muito difícil. Na última edição, em 2019, o Brasil não passou para a segunda fase. Mas disputou o Mundial por ser o país sede. De lá para cá, já são cinco anos ajustando processos internos e abrindo o leque de observação dos atletas. Esse grupo do Phelipe Leal nasceu campeão, fez boas etapas de preparação e não conta, hoje, com atletas talentosos que pularam etapas. Ainda assim, é uma seleção muito forte e equilibrada. Isso mostra a força do nosso trabalho. Estou otimista. Agora é buscar o título do Sul-Americano como fizemos no Sub-20 - concluiu.
A categoria sub-17 do Brasil é a atual campeã do mundo. A Seleção Brasileira, ao lado da Nigéria, é a maior vencedora, com quatro títulos. Branco foi o coordenador nas conquistas de 2003 e 2019. A Copa do Mundo FIFA Sub-17 acontece em setembro, com país-sede a ser definido.

Fora de Campo
Ancelotti vira assunto após eliminação do Corinthians na Libertadores: 'Surtou'
Há 1 dia
Fluminense
Martinelli chega à Seleção com versatilidade, rodagem e protagonismo no Fluminense
Há 2 dias
Seleção Brasileira
Matheus Martinelli, do Fluminense, é convocado para a Seleção Brasileira
Há 2 dias
Futebol Feminino
Seleção feminina terá dois amistosos contra a Argentina antes da Copa do Mundo
Há 2 dias
Futebol Feminino
Brasil enfrenta Estados Unidos no mata-mata da Copa do Mundo Sub-20; veja onde assistir
Há 4 dias
Seleção Brasileira
Ancelotti confirma que Neymar não deve mais jogar pela Seleção Brasileira
Há 4 diasMais LANCE!

E quando não tem jogo da Seleção? Conheça a rotina de Ancelotti

Seleção Sub-20 é convocada para amistosos na Espanha; veja lista

Brasil vence a Inglaterra e mantém 100% na Copa Feminina Sub-20

Conheça Mauro Júnior, destaque do PSV e novo nome da Seleção Brasileira

Classificado, Brasil enfrenta Inglaterra por liderança na Copa Feminina Sub-20

Raio-x dos convocados da Seleção: saiba idade, números e mais

Ancelotti rebate críticas de Thiago Silva, do Fluminense: 'Não olho'

Quem é Gabriel Bontempo, meia do Santos convocado por Ancelotti

Torcida do Botafogo reage à convocação de Danilo: 'Ninguém explica'

Torcida do Corinthians questiona convocação de Ancelotti: 'Merecia mais'

Surpresa de Ancelotti, Jair desabafa após convocação inédita para a Seleção

Neymar vira assunto após convocação da Seleção Brasileira: 'Inacreditável'

Análise – Convocação mostra qual será principal desafio de Ancelotti na Seleção



