Ceará x São Paulo

Aguirre deve ter menos do que 30 jogadores à disposição na Copa Sul-Americana (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)

William Correia
16/07/2018
08:00
São Paulo (SP)

Não houve um desmanche como no ano passado, tanto que só um titular (Marcos Guilherme) deixou o clube. Mas o São Paulo já superou o número de trocas permitido para mudanças no elenco que disputa a Copa Sul-Americana e, caso não ocorra nenhuma alteração no regulamento, terá menos jogadores do que os 30 que podem ser inscritos no torneio.

O regulamento da competição prevê que só três mudanças podem ser feitas para a segunda fase. E o Tricolor já se desfez de sete que estavam inscritos: o volante Petros (vendido para o Al-Nassr, da Arábia Saudita), o zagueiro Aderllan (foi repassado ao Vitória), o lateral-direito Bruno (negociado com o Bahia), o meia Cueva (transferido para o Krasnodar, da Rússia), os meia-atacantes Valdívia (repassado ao Al-Ittihad, da Arábia Saudita) e Marcos Guilherme (foi para o Al-Wheda, da Arábia Saudita) e o lateral-esquerdo Júnior Tavares (a caminho da Sampdoria, da Itália).

Com isso, o clube terá, no máximo, 26 jogadores inscritos, e somente se mais ninguém sair. Além disso, caso contrate mais alguém além do lateral-direito Bruno Peres e do meia-atacante equatoriano Joao Rojas, ao menos um reforço terá de ficar fora da competição continental.

O problema é que o meia-atacante Everton chegou em meio aos dois jogos contra o Rosario Central, da Argentina, pela primeira fase da Sul-Americana, e, por isso, não foi inscrito no torneio. Com isso, ele, Bruno Peres e Rojas já cumprem as três novidades na lista previstas no regulamento.

Depois de eliminar o Rosario Central na primeira fase (0 a 0 na Argentina e 1 a 0 no Morumbi, gol de Diego Souza), o São Paulo enfrentará outro argentino na Sul-Americana: o Colón. O Tricolor abre os confrontos em casa, no dia 2, e decide a vaga sob mando do adversário, no próximo dia 16. As mudanças entre os inscritos podem ser realizadas até o dia 30, 72h antes do primeiro jogo contra o Colón.

Até lá, o foco é no Campeonato Brasileiro. Depois da parada durante a Copa do Mundo, o São Paulo retoma a disputa do torneio nacional contra o Flamengo, às 21h45 de quarta-feira, no Maracanã. O Tricolor está em terceiro lugar na competição, a quatro pontos do clube carioca, que lidera o torneio.