menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Tironi no Lance!: novo presidente do São Paulo não pode errar no início

Harry Massis assumiu em meio à crise política após afastamento de Julio Casares

Harry Massis Junior, atual vice presidente, que assume a presidencia, caso aconteca o impeachment de Julio Casares
imagem cameraHarry Massis, presidente em exercício do São Paulo (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 20/01/2026
07:53

  • Matéria
  • Mais Notícias
Conteúdo Especial
Carregando conteúdo especial...

O São Paulo viveu um de seus dias mais importantes dos últimos tempos quando, em votação no Conselho Deliberativo, Julio Casares foi retirado do cargo de presidente.

continua após a publicidade

Assumiu o poder seu vice Harry Massis prometendo pacificar o clube. A torcida sentiu o sopro de renovação, embora o novo mandatário tenha sido, desde sempre, vice de Casares. Mas vá lá… depois de um episódio tão marcante, é compreensível que acenda uma luz de esperança em dias melhores.

Em seu primeiro pronunciamento, o novo presidente disse que vai tomar pé da situação do clube (estranho, considerando que ele sempre esteve lá) para então tomar atitudes. No dia seguinte, visitou os jogadores no CT. Nesta segunda-feira foi à Federação Paulista de Futebol conversar com o presidente da entidade, Reinaldo Carneiro de Bastos.

continua após a publicidade

➡️ Tironi no Lance! Confira todas as colunas

Harry Massis Junior, presidente em exercício do São Paulo, durante votação do impeachment de Julio Casares (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press)
Harry Massis Junior, presidente em exercício do São Paulo, durante votação do impeachment de Julio Casares (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press)

Olhar para o futebol

A torcida aguarda por suas ações no departamento de futebol, mais do que em qualquer outra área. Hernan Crespo fez coro a esta demanda na entrevista coletiva depois do empate no clássico contra o Corinthians. "Olhem para o futebol", disse o treinador.

Massis tem a missão de levar o São Paulo sem riscos até o fim do ano, mesmo com orçamento apertado e capacidade limitadíssima de investimento. Isso não pode significar enfraquecer o elenco e fortalecer rivais. Falo, claro, de uma possível negociação de Alisson com o Corinthians. Se efetivada, seria um péssimo cartão de visitas da nova direção.

continua após a publicidade

A troca com o Flamengo de Marcos Antonio por Allan é outra que pegaria muito mal na torcida, a não ser que exista uma compensação financeira muito relevante.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Para esquecer Casares

No meio disso tudo surge a informação de que Rui Costa, a única figura restante do departamento de futebol, pode ser demitido. Parece uma daquelas barbeiragens iniciais que podem custar caro.

A torcida do São Paulo exige mudanças muito mais profundas do que apenas a saída de Julio Casares. Por outro lado, decisões erradas que afetam diretamente o departamento de futebol e o time em campo não podem ser feitas sem enorme reflexão. Massis não pode chegar ao cúmulo de fazer a torcida ter saudade de Casares.

Tironi no Lance!: veja mais colunas

Eduardo Tironi escreve sua coluna no Lance! às terças e sextas-feiras abordando o futebol paulista. Confira abaixo mais publicações do colunista:

➡️O são-paulino espera ser mais feliz a partir desta sexta
➡️Situação de Casares se agrava enquanto São Paulo está paralisado
➡️Como os grandes de São Paulo chegam para o Paulistão?
➡️Copinha perde relevância, mas grandes de São Paulo caçam talentos

  • Matéria
  • Mais Notícias