menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Conselho vota afastamento de Casares da presidência do São Paulo

Votação do processo de impeachment de Casares irá passar por Assembleia de sócios decide em até 30 dias

966788f4-4774-4f65-9a21-7ba6b26a46b3_IMG_5740_08128 (1) 1
Izabella Giannola
São Paulo (SP)
Dia 16/01/2026
22:33
Atualizado há 1 minutos
Julio Casares no local da votação (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press)
imagem cameraJulio Casares no local da votação (Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Conselho Deliberativo do São Paulo se reuniu nesta sexta-feira (16) no estádio do Morumbis para votar o possível impeachment de Julio Casares. Com 188 votos, o quórum foi atingido e Casares foi afastado de seu cargo no Tricolor.

continua após a publicidade

A reunião aconteceu de forma híbrida, com participação de conselheiros online também. Era necessário um quórum presencial de 75%, mas a aprovação do andamento do processo do impeachment exigia dois terços do total de conselheiros, totalizando 171 votos favoráveis, o que chegou a ser contestado por Casares durante a semana.

➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

Com protestos na porta que duraram toda a votação, a reunião começou às 18h30 (de Brasília). Ao todo, 223 conselheiros participaram, atingindo o quórum necessário para seguir. Destes, 55 participaram de forma online.

continua após a publicidade

A reunião começou com José Rubens Macedo Sobrinho, que não é signatário, discursando, Ele declarações pedindo que o processo fosse adiantado para que Casares tenha a oportunidade de se defender.

Os três signatários, Caio, Marcelinho e Flávio Marques, tiveram direito a discursos de dez minutos cada. Logo após, foi a vez da defesa de Casares se manifestar. No discurso de Julio, começou seu discurso com tom emotivo, lembrando que frequenta o estádio desde a infância. Do lado de fora, manifestantes protestavam contra a gestão do presidente, com palavras de ordem hostis.

continua após a publicidade

Também alegou que se trata de um vazamento político e que não há provas concretas, questionando o porquê de estar sendo condenado.

Agora, Casares será afastado do seu cargo. Com isso, Harry Massis assume. A partir de agora, começa um prazo de 30 dias para convocação de Assembleia Geral entre os sócios. Maioria simples é necessário para que Casares seja destituído de vez.

(Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press) <br><br>
(Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press) <br><br>

Quem é Harry Massis?

Aos 80 anos, Massis ocupava o cargo de vice-presidente desde 2021, quando integrou a primeira gestão de Casares. Sua ligação com o São Paulo, no entanto, é bem mais antiga: são 61 anos de relação com o clube, iniciada como sócio.

Conselheiro vitalício, Massis já exerceu diferentes funções políticas no Tricolor. Entre 2001 e 2002, atuou como diretor-adjunto de futebol e acompanhou de perto o início da trajetória de Kaká, na campanha do título do Rio-São Paulo de 2001. Já nos Mundiais de 1992 e 1993, ocupava o cargo de diretor-adjunto administrativo e integrou a delegação nas conquistas internacionais.

Fora do futebol, Massis também atua como empresário. Ele é responsável pelo Hotel Massis, na capital paulista, além de comandar outros negócios nos setores de garagens e estacionamentos.


  • Matéria
  • Mais Notícias