Logo do Lance! branca com exclamação amarela

Conselho vota afastamento de Casares da presidência do São Paulo

Conselho vota afastamento de Casares da presidência do São Paulo

PorIzabella GiannolaSão Paulo (SP)
16/01/2026 22:33
Atualizado em 17/01/2026 08:26

O Conselho Deliberativo do São Paulo se reuniu nesta sexta-feira (16) no estádio do Morumbis para votar o possível impeachment de Julio Casares. Com 188 votos, o quórum foi atingido e Casares foi afastado de seu cargo no Tricolor. Quem assume provisoriamente é o vice-presidente Harry Massis.

A reunião aconteceu de forma híbrida, com participação de conselheiros online também. Era necessário um quórum presencial de 75%, mas a aprovação do andamento do processo do impeachment exigia dois terços do total de conselheiros, totalizando 171 votos favoráveis, o que chegou a ser contestado por Casares durante a semana.

continua após a publicidade

➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

Com protestos na porta que duraram toda a votação, a reunião começou às 18h30 (de Brasília). Ao todo, 223 conselheiros participaram, atingindo o quórum necessário para seguir. Destes, 55 participaram de forma online.

A reunião começou com José Rubens Macedo Sobrinho, que não era signatário do pedido de impeachment, discursando. Ele deu declarações pedindo que o processo fosse adiantado para que Casares tivesse a oportunidade de se defender.

continua após a publicidade

Os três conselheiros signatários do pedido de impeachment, Caio Forjaz, Flávio Marques e Marcelinho Portugal Gouvêa, tiveram direito a discursos de dez minutos cada um. Depois, foi a vez da defesa de Casares se manifestar. Casares começou seu discurso com tom emotivo, lembrando que frequenta o estádio tricolor desde a infância. Ele também alegou que o que está acontecendo é um "vazamento político" e que não há provas concretas, questionando o porquê de estar sendo condenado.

Com Casares afastado do cargo, começa um prazo de 30 dias para convocação de Assembleia Geral entre os sócios. Agora é necessário apenas maioria simples para que Casares seja destituído em definitivo.

continua após a publicidade
(Foto: Eduardo Carmim/Photo Premium/Gazeta Press) <br><br>

Quem é Harry Massis?

Aos 80 anos, Massis ocupava o cargo de vice-presidente desde 2021, quando integrou a primeira gestão de Casares. Sua ligação com o São Paulo, no entanto, é bem mais antiga: são 61 anos de relação com o clube, iniciada como sócio.

Conselheiro vitalício, Massis já exerceu diferentes funções políticas no Tricolor. Entre 2001 e 2002, atuou como diretor-adjunto de futebol e acompanhou de perto o início da trajetória de Kaká, na campanha do título do Rio-São Paulo de 2001. Já nos Mundiais de 1992 e 1993, ocupava o cargo de diretor-adjunto administrativo e integrou a delegação nas conquistas internacionais.

continua após a publicidade

Fora do futebol, Massis também atua como empresário. Ele é responsável pelo Hotel Massis, na capital paulista, além de comandar outros negócios nos setores de garagens e estacionamentos.


Sugerida para você!

Mais LANCE!