Da falha na Copinha a gol na final do Paulista: Pablo Maia ascende no São Paulo

A cria de Cotia foi um dos grandes destaques da campanha do Tricolor no Campeonato Paulista 2022, com direito a gol no primeiro jogo da final contra o Palmeiras

Pablo Maia
Pablo Maia foi uma das grandes revelações de Rogério Ceni (Foto: Paulo Pinto/Saopaulofc.net)

Escrito por

Cria de Cotia, Pablo Maia foi uma das grandes revelações de Rogério Ceni na campanha do São Paulo no Campeonato Paulista 2022. O jogador foi, inclusive, autor de um dos gols na primeira partida válida pela final da competição, contra o Palmeiras.

Porém, o histórico da cria de Cotia, neste ano, começou na Copinha. O jogador superou falha na competição, também contra o Palmeiras. Na ocasião, o volante de apenas 20 anos foi desarmado por Giovani e seu erro garantiu o gol que classificou o rival para a final do campeonato.

Embora tenha sentido o erro, isso não foi o suficiente para que o ofuscasse. No profissional, encontrou a chance de ascender e se tornou um dos grandes nomes da equipe de Rogério Ceni.

Um dos seus destaques foi na vitória do São Paulo no primeiro clássico disputado no Campeonato Paulista 2022, na vitória de 3 a 0 contra o Santos. Rogério Ceni chegou, inclusive, a elogiar o jovem atleta e o destacou como um dos principais nomes daquele jogo.

- Você vê que o cara é dedicado, ainda um pouco calado, mas forte fisicamente, ajuda bastante. Sempre bem focado e jogou futebol constante, simples, liso, trabalhando em dois passes, girando muito o jogo. Foi um dos melhores na tarde/noite de hoje - disse Ceni, após a vitória do primeiro San-São.

Porém, Maia foi essencial no jogo contra o São Bernardo, que classificou o Tricolor paulista por 4 a 1 para a semifinal do Paulistão. O camisa 29 marcou o segundo gol da partida e deu assistência para o gol de Calleri, nos acréscimos do segundo tempo.

Se no jogo contra Palmeiras na Copinha, o jogador falhou, no profissional, na primeira etapa válida pela final do Paulista, a situação foi completamente oposta. O volante foi responsável pelo segundo gol da rodada, que garantiu vantagem para o São Paulo na disputa pelo bicampeonato.

Ao todo, Pablo Maia disputou onze partidas pelo profissional na competição, sendo nove delas como titular. Somou dois gols, uma assistência e uma média de 93,99% de passes certos, de acordo com dados divulgados pelo FootStats.  Além disso, é o segundo jogador do elenco com mais desarmes certos.

O atleta pode ser uma peça importante para Rogério Ceni na segunda, e última etapa, da final do Paulistão. O São Paulo volta a campo no domingo (3), às 16h, no Allianz Parque.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter