ANÁLISE: Poder de reação mostra que elenco do São Paulo tem sim 'cabeça fria e coração quente'
Tricolor segue em todas as frentes de disputas, mantém vivo sonho de título e auto-estima de uma torcida que aprendeu a sofrer nos últimos anos

Força mental, 'cabeça fria', equilíbrio e poder de reação. Todos esses foram adjetivos que o torcedor do São Paulo se acostumou a ler quando se tratam dos principais rivais nos últimos anos. Mas e o Tricolor? Se há uma lição que possa ser tirada da classificação à final da Copa Sul-Americana nos pênaltis na quinta-feira, no Morumbi, sobre o Atlético-GO, é que enquanto houver uma camisa vermelha, preta e branca em campo, ela merece ser respeitada.
GALERIA
+ Confira as notas aos jogadores do São Paulo após a classificação para a final da Sul-Americana dadas pela equipe LANCE!
Em meio a uma das piores crises técnicas e diretiva da temporada, em que chegou a seis jogos sem vitórias e vê o presidente Julio Casares lutar nos bastidores pelo direito de mudar o estatuto e se reeleger, os comandados de Rogério Ceni mostraram sinais de recuperação, ao jogarem bem nos 90 minutos e saírem classificados nas penalidades.
+Saiba a data da final da Sul-Americana e onde será o confronto
Surpreendente? Só para quem não acompanha o Tricolor na temporada. Alguns dados precisam ser exaltados. O São Paulo é um dos poucos times do futebol mundial a conseguir vencer nas quatro linhas o Palmeiras, temido rival dos tempos atuais. O eliminou na Copa do Brasil, inclusive. Tem um aproveitamento surpreendente em casa, onde sua torcida quebra recordes de público mesmo com a campanha fracassada do Campeonato Brasileiro. E os pênaltis? Esses são um caso a parte. A equipe saiu vitoriosa nas últimas cinco vezes em que precisou disputar esse método de desempate.
Evidente que muita coisa precisa melhorar. Evidente que cicatrizes ficaram após a conturbada passagem do clube por Cuiabá no último final de semana, por exemplo, quando Ceni bateu boca com torcedores que ofenderam atletas. Mas é evidente também que na hora de decidir, o amálgama entre time, estádio e torcida se realiza e faz o Tricolor superar adversidades para conseguir sonhando com títulos.
Constantemente com semblante abatido, constantemente se auto flagelando pelo que o time do seu coração, onde conseguiu ser ídolo em campo, Ceni prometeu apenas uma taça, a da Sul-Americana. E dia 1º de outubro o São Paulo estará em campo para decidi-la com o Independiente del Valle, do Equador, em Córdoba, na Argentina.
Alguém ainda tem coragem de duvidas do único tricampeão mundial e da equipe que mais disputou torneios continentais no Brasil? Se sim, está na hora de rever seus conceitos parceiro. Cabeça fria, coração quente e clubismo de lado. Ceni e seus pupilos merecem. E uma torcida que se acostumou a sofrer nos últimos dez anos também. É por eles que o Morumbi precisa voltar a se agigantar. Porque por eles o sentimento nunca vai acabar, por mais que os dirigentes se esforcem...
TABELA
> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Confira todos os jogos da Copa do Brasil-22
> Confira todos os jogos da Copa Sul-Americana-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

São Paulo
São Paulo corre para dar destino a quatro afastados
Há 1 hora
Futebol Nacional
Sul-Americana: Conmebol define árbitros dos jogos de ida das quartas
Há 13 horas
São Paulo
Joia do São Paulo entra na mira de gigantes da Europa
Há 16 horas
São Paulo
São Paulo define planos até o final da janela de transferências
Há 20 horas
São Paulo
São Paulo acerta empréstimo de Maik para clube europeu
Há 20 horas
São Paulo
São Paulo encaminha rescisão com Luan; veja detalhes
Há 21 horasMais LANCE!

Suposto áudio vazado de presidente do São Paulo revela novo prazo para pagamento

Como o São Paulo garimpa os garotos que Dorival tem usado?

Olten cria comissão para analisar contrato da Ticketmaster no São Paulo

Profeta de volta? Hernanes retorna ao CT do São Paulo

Dinheiro da Ticketmaster pode pagar atrasados do elenco do São Paulo

Conselho do São Paulo votará acordo com Ticketmaster; veja detalhes

Treinador precisa ter sido jogador? Lance! entrevista Autuori no Dia do Educador Físico

Gustavo Santana: os bastidores da ascensão no São Paulo

Paulinho anunciado no Toreense, e São Paulo fixa valor milionário

São Paulo estreia no Mundial Sub-17 com filho de Miranda em campo

São Paulo tem semana 'tranquila' para tentar embalar no Brasileirão; veja a programação

Iago alcança sequência no São Paulo e agradece apoio da torcida em casa: '12° jogador'

Dorival celebra alívio com vitória do São Paulo e elogia Gustavo Santana



