ANÁLISE: Ceni precisa fazer substituições mais eficazes para não repetir trajetória de 2017
Derrota nos acréscimos para rival Palmeiras foi a cereja de um bolo que se torna indigesto para o torcedor: sétimo jogo onde a equipe sai na frente no placar e não segura a vitória

Se faltava um fato para que o técnico Rogério Ceni passasse a ouvir com maior atenção as reclamações de parte da torcida por substituições mais óbvias e eficazes no São Paulo, a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, nos acréscimos, pode ter sido chave.
Foi a sétima vez em que o São Paulo abriu o placar na etapa inicial de uma partida e entregou os três pontos no segundo tempo. Só que contra o Palmeiras, o tropeço veio com requintes de crueldade: dois gols de cabeça dos zagueiros rivais em cobranças de escanteio, já com o tempo regulamentar encerrado.
Quando se olha para o decorrer do jogo, a análise de Rogério Ceni faz certo sentido: o time estudou o jogo, as alterações foram feitas conforme as necessidades (jogadores cansados ou com amarelo), havia um alto número de desfalques (oito machucados)...
Mas, após a derrota histórica desta segunda-feira, o são-paulino parece longe de querer aceitar mais teorias. Ele quer ver prática. De quem é a culpa Ceni? Do departamento médico, recentemente envolto em polêmicas com um ex-funcionário do clube? Dos preparadores físicos? Sua mesmo?
Vejamos contra o Palmeiras... Aos 16' do segundo tempo saíram Igor Vinícius e Gabriel Neves para as entradas de Rafinha e Pablo Maia. Ambos estavam bem na etapa inicial, participaram da anulação total do jogo do rival e saíram elogiados. Porém, Ceni alegou que estavam pendurados pelo cartão amarelo recebido e corriam risco de serem expulsos.
Resposta válida.
Mas daí a coisa decaiu. Ceni tirou Calleri, alegando que o camisa 9 estava esgotado fisicamente, e deixou Patrick morto em campo. Rodrigo Nestor, único volante de contenção, saiu para a entrada de Rigoni. E a substituição mais polêmica veio no final: Miranda entrou no lugar de Reinaldo para reforçar a retranca. Pois o veterano zagueiro acabou vendo os dois gols palmeirenses de camarote.
As substituições de Ceni já haviam sido cornetadas no clássico contra o Corinthians. O treinador precisa encontrar uma solução. Um caminho. Só assim para não repetir 2017. Na sua primeira passagem pelo Morumbi no banco de reservas, o treinador viu o trabalho degringolar após duas eliminações em copas e saiu com o Tricolor lutando em posições intermediárias da tabela. Quinta-feira (23) pega de novo o Palmeiras, no mesmo Morumbi, pela Copa do Brasil. É hora de mudar essa história.
TABELA
> Confira jogos, classificação e simule resultados do Brasileirão-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

Futebol Nacional
'Fim do futebol': clubes da Série A defendem mercado regulado de bets no Brasil
Há 1 hora
São Paulo
Conmebol denuncia São Paulo, que corre risco de multa milionária
Há 7 horas
São Paulo
Buta vive 'vaivém' no joelho e São Paulo considera cirurgia
Há 15 horas
Fora de Campo
Técnico do Boca detona torcida do São Paulo em decisão
Há 1 dia
São Paulo
Rafinha reconhece possível erro do São Paulo na demissão de Crespo
Há 1 dia
São Paulo
Luciano nunca recebeu em dia? Entenda os atrasos no São Paulo
Há 1 diaMais LANCE!

Jornais argentinos comentam sobre polêmico gol anulado do São Paulo: 'Boca se salvou'

Marcos Antônio dispara sobre arbitragem após São Paulo x Boca

Rafinha admite momento difícil no São Paulo e defende trabalho

Dorival admite culpa e descarta atrasos como justificativa no São Paulo

Dorival Júnior detona arbitragem de São Paulo e Boca após eliminação

Luciano dispara após eliminação do São Paulo: 'Nunca recebi em dia'

Atuação de Arboleda em São Paulo x Boca repercute: 'Não era'

São Paulo deixa de arrecadar premiação milionária na Sul-Americana

Torcida do São Paulo manda recado a Dorival Júnior após eliminação

São Paulo empata com o Boca e se despede da Copa Sul-Americana

Gol anulado em São Paulo x Boca Juniors vira assunto: 'Assalto'

Veja gols em São Paulo x Boca Juniors: Lozano e Domingos Duarte marcam

São Paulo tem Luciano e força máxima contra o Boca Juniors; veja escalação



