São Paulo x Santos

No último duelo no Morumbi contra o São Paulo, Peixe perdeu por 1 a 0 (Luis Moura / WPP)

Arthur Faria
10/08/2019
08:00
Santos (SP)

Jair Ventura no comando, sem presença de reforços gringos e má fase no Campeonato Brasileiro. Este foi o cenário do último clássico do Santos contra o São Paulo no Morumbi. Na ocasião, o Peixe perdeu para o rival por 1 a 0, em 20 de maio de 2018. 

O Santos foi apático naquela tarde ensolarada do Morumbi. Os comandados de Jair mostraram um futebol defensivo e sem força no contra-ataque. O gol do Tricolor saiu em uma falha do zagueiro David Braz, que deixou o atacante Diego Souza se antecipar na jogada e vencer Vanderlei.

Antes da parada para a Copa do Mundo da Rússia, o Santos ainda não tinha reforços gringos. Os meias Carlos Sánchez e Bryan Ruiz e o atacante Derlis González foram contratados após a queda de Jair Ventura, no fim de julho. O uruguaio e o paraguaio viraram pilares com Cuca, sucessor do treinador carioca.

Ambos seguem em boa fase e devem ser titulares contra o São Paulo, neste sábado, às 17h, no Morumbi, pela 14ª rodada do Brasileirão. Bryan, por sua vez, não agradou Cuca e sequer foi utilizado pelo técnico Jorge Sampaoli neste ano. A diretoria santista busca clubes interessados na Turquia e no mundo árabe pelo costarriquenho. 

O Santos também vivia má fase no torneio nacional. A derrota deixou o Alvinegro apenas na 16ª colocação, com seis pontos em cinco jogos (o duelo contra o Vasco pela terceira rodada havia sido adiado para setembro). Jair já começaria a ser pressionado pela torcida e corria o risco de deixar o cargo durante a parada da Copa. 

De lá pra cá, o Santos enfrentou o São Paulo mais duas vezes: uma na Vila Belmiro e outra no Pacaembu. O Peixe empatou em seu estádio ainda na temporada passada e derrotou o rival na capital, em 2019. 

Sampaoli terá força máxima para enfrentar o Tricolor neste sábado. Além disso, os últimos reforços Pará, Luan Peres e Lucas Venuto foram regularizados no BID e chamados para integrar o banco de reservas do Peixe. 

O Santos é o líder do torneio nacional, com 32 pontos, enquanto o São Paulo é o quinto colocado, com 21.