Goleada liga sinal de alerta e Santos não pode se acomodar no Paulistão

Peixe mostra debilidades, sofre com erros individuais contra o Ituano e leva cinco gols, expondo a necessidade de reforços. Mesmo assim, Alvinegro segue com melhor campanha

Ituano x Santos
Elenco do Santos reunido no gramado após goleada sofrida pelo Ituano, por 5 a 1, pelo Paulistão (Divulgação Twitter)

Escrito por

O Santos conheceu a primeira derrota da temporada de forma dolorosa. Em Itu, o Peixe foi goleado pelo Ituano, por 5 a 1, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. O revés deve ser encarado como um sinal alerta. É claro que uma derrota não vai apagar o trabalho brilhante que o técnico Jorge Sampaoli tem feito no Santos. Vale lembrar que o argentino recuperou o futebol do meia Jean Mota, convenceu o atacante Derlis González de ficar e teve novas ideias no esquema tático do Peixe.

O resultado negativo deste último domingo mostrou que o Santos precisa urgentemente de um centroavante. Quando já estava 2 a 0, o Alvinegro abusou de jogar a bola na área. Porém, lá, apareciam Yeferson Soteldo, com 1,60 m e Derlis, com 1,72 m. No banco de reservas, os jovens Yuri Alberto e Kaio Jorge.

É bom ressaltar a defesa do Ituano, que soube se fechar e explorar os contra-ataques, tática que o técnico Vinicius Bergantin propôs. Diego Pituca e Carlos Sánchez ficaram presos na marcação e não conseguiram criar com tanta facilidade.

Outro problema é a bola aérea. Três gols foram sofridos assim. Os zagueiros Felipe Aguilar e Gustavo Henrique não se entenderam. O colombiano, inclusive, falhou em quatro tentos sofridos pelo Peixe.

Foi provado também que não se pode mais perder tempo para contratar novos jogadores. Sampaoli vem avisando há uma semana que precisa de reforços. A estreia da Copa do Brasil é nesta quarta-feira. A da Sul-Americana é na próxima terça. 

A boa notícia é que o meia Jean Mota vem mostrando que pode seguir evoluindo com Sampaoli. O jogador, mais uma vez, marcou um gol. É o artilheiro do Santos no Paulistão, com quatro tentos. Derlis, mesmo esquentado, também não desistiu das jogadas e tentou construir alguns lances de ataque.

É hora de juntar os cacos e analisar as fraquezas. O Santos estreia em sua segunda competição do ano nesta quarta, contra o Altos-PI, às 19h15. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter