Contra-ataque e objetividade: o Santos de Levir em números
Técnico tem duas vitórias e um empate em três jogos. L! destaca principais mudanças no estilo de jogo e aspectos mais explorados no começo do trabalho do treinador

O pedido do presidente Modesto Roma Júnior foi atendido. Levir Culpi assumiu o comando do Santos e "chacoalhou a roseira", como queria o presidente. Mas em campo, a mudança do Peixe não foi só de atitude. No comportamento tático, é possível ver algumas mudanças em relação ao que pedia Dorival Júnior.
O ex-treinador cobrava maior posse de bola, tanto que que até nos aquecimentos seus trabalhos envolviam troca de passes rápidos em campo reduzido. Levir parece ser apreciados dos contra-ataques e até mesmo dos lançamentos, que às vezes viram chutões quando errados. Com o antigo técnico, o "chutão" era proibido, mesmo para o goleiro Vanderlei, que desenvolveu saída com os pés.
Para apostar nos contra-ataques, Levir Culpi seguiu os conselhos de Elano e colocou o velocista Copete pelo lado esquerdo do setor ofensivo, para acompanhar Bruno Henrique pela direita. Dorival apostava em Vitor Bueno, meia improvisado pelas pontas.
O que Levir conseguiu aumentar em três jogos (duas vitórias e um empate), foram as finalizações certas: 16 no total, média de 5,33 por partida. Enquanto o time comandado por Dorival no Brasileirão finalizou na direção certa 13 vezes em quatro rodadas, média de 3,25.
E o time que gosta de contra-atacar mais do que de trocar passes também rouba mais bolas. Desde a sétima rodada o Peixe fez 11 interceptações, sendo que da primeira até a quarta foram dez.
- Aproveitamos os contra-ataques, mas quando tem que trabalhar a bola, trabalhamos. Essa arma do contra-ataque é outra forma de jogo que tentamos aproveitar nas partidas - analisou o volante Renato.
No quesito lançamentos, característica mais presente nos últimos três jogos, o Santos de Levir alcançou a média de 14 por jogo com uma partida a menos se comparado à equipe de Dorival.
Aos poucos, o novo comandante santista busca dar sua cara ao time, mas admite ainda não conhecer o elenco a fundo. Seu principal guia nas duas semanas de trabalho foi o auxiliar Elano, que estava no clube desde 2015 como jogador e passou a ser auxiliar nesta temporada.

Fora de Campo
Ledio Carmona é sincero sobre Coutinho no Santos: 'Parecia ex-jogador'
Há 5 horas
Fora de Campo
Neymar posta indireta com referência a Coutinho; veja vídeo
Há 6 horas
Fora de Campo
Torcida do Vasco manda recado a Coutinho após acerto com o Santos: 'Judas'
Há 7 horas
Santos
Santos acerta contratação de Philippe Coutinho
Há 8 horas
Santos
Cebolinha projeta parceria com Neymar: 'A bola vai chegar'
Há 11 horas
Santos
Gabigol critica gramado da Vila após vitória do Santos: 'Não está bom'
Há 14 horasMais LANCE!

Neymar provoca torcedor em Santos x Atlético-MG; veja o que ele disse

Cuca comenta condição física de Cebolinha e abre as portas para Coutinho no Santos

Gabriel Bontempo, do Santos, revela ligação de Neymar após convocação: 'Fui pego de surpresa'

Cuca revela meta do Santos na reta final do ano e evita euforia após vitória: 'Eu não me iludo'

Santos vence o Atlético-MG e larga em vantagem na Sul-Americana

Veja gols em Santos x Atlético-MG: Arão e Oliva marcam

Quem é Gabriel Bontempo, meia do Santos convocado por Ancelotti

Santos anuncia contratação de Everton Cebolinha; veja detalhes

Com estreia, Cuca define Santos para enfrentar o Atlético-MG pela Sul-Americana

Gabriel Bontempo é convocado pela primeira vez para Seleção Brasileira

Quem são as novidades na convocação da Seleção Brasileira?

Santos terá novos reforços à disposição contra o Atlético-MG pela Sul-Americana

Santos encara Atlético-MG e Cruzeiro em semana decisiva para confirmar reação


