Com ‘ajuda’ de Bolsonaro, Santos faz proposta pela compra do terreno do CT Rei Pelé

Local pertence à Secretaria do Patrimônio da União e está cedido ao clube

CT Rei Pelé - Santos
CT não pertence ao Santos (Foto: Divulgação / Santos FC)

Escrito por

O Santos apresentou proposta ao Governo Federal para adquirir o terreno do CT Rei Pelé em definitivo. O Peixe pretende realizar o pagamento da compra parcelado em 20 anos (240 meses) e destinando 10% do valor da venda de jogadores para amortizar a dívida, segundo apuração da reportagem do LANCE!.

O presidente Andres Rueda e os membros do Comitê de Gestão aprovaram por unanimidade o envio da oferta. O espaço pertence à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e foi cedido ao clube paulista em 1996, em troca do desenvolvimento de contribuições sociais. O Alvinegro correu riscos de perder a posse do CT nos últimos anos.

>Santos homenageia legado de Pelé com "Sala do Trono" no Memorial das Conquistas; veja imagens

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro 'ajudou' o Santos a avançar com a compra. Isso porque, na reta final de seu mandato, o político sancionou a Lei nº 14.474, que facilita a venda de imóveis da SPU.

"Altera a Lei nº 9.636, de 15 de maio de 1998, para modificar a forma de reajuste das receitas patrimoniais da União decorrentes da atualização da planta de valores e desburocratizar procedimentos de alienação e registro de imóveis da União, as Leis nºs 11.483, de 31 de maio de 2007, e 13.240, de 30 de dezembro de 2015, e os Decretos-Lei nºs 2.398, de 21 de dezembro de 1987, para dispor sobre as hipóteses em que se aplica o prazo de transferência de imóveis, e 9.760, de 5 de setembro de 1946, para dispor sobre regras de demarcação de terrenos de marinha; e dá outras providências", diz o texto da Lei.

Além disso, Andres Rueda revelou que encontros com Bolsonaro teriam facilitado os trâmites. Ele lembrou de um amistoso, realizado em 2020, com a participação do ex-presidente.

- Tivemos ajuda sim. Aquele joguinho com o presidente foi ótimo. Só falta sancionar antes que ele passe o poder. Patrimônio nosso. Estou correndo. Em vez de procurar um terreno de 150 mil, vou procurar um de 20, 30 mil em Santos. Aí eu faço um CT para o profissional e uso o CT Rei Pelé para base - disse Rueda, ao Blog Soul Santista, em junho do ano passado.

Bolsonaro e Michelle Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que favorece o Santos (Foto: Alan Santos/PR)

O CT Rei Pelé abriga os compromissos do time profissional do Santos, tanto masculino como feminino, além de trabalhos das categorias de base.

Uma das promessas do presidente Rueda é de construir um novo ambiente para a equipe de cima e manter o atual centro de treinamento para os Meninos da Vila.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter