Além de Piu: os brasileiros no Mundial de Atletismo Ultimate
Matheus Lima e Gabriele dos Santos completam a lista de representantes do Brasil

Recordista mundial dos 400m com barreiras, campeão mundial e tricampeão da Diamond League, Alison dos Santos é o nome que concentra os holofotes brasileiros no Mundial de Atletismo Ultimate. Mas ele será acompanhado por dois atletas que também ganharão a atenção dos torcedores: Matheus Lima, também dos 400m com barreiras, e Gabriele dos Santos, no salto triplo.
➡️Análise: Alison dos Santos muda a hierarquia dos 400m com barreiras
➡️Karalis consolida ameaça à era Duplantis na Diamond League
Matheus Lima se consolida entre os melhores
Aos 23 anos, Matheus Lima vive uma temporada de afirmação nos 400m com barreiras. O cearense, que compete pelo Pinheiros, estabeleceu em agosto o recorde pessoal de 47s26 na etapa da Silésia da Diamond League. A marca o colocou na quarta posição do ranking mundial de 2026 e garantiu ao brasileiro um lugar entre os principais nomes da prova no Ultimate.
Matheus deixou Fortaleza há três anos para treinar com o técnico Sanderlei Parrela e, desde então, vem subindo de nível. Em 2024, chegou à semifinal dos Jogos Olímpicos de Paris e, posteriormente, estreou na Diamond League. Na época, a meta era correr na casa dos 47 segundos.
Em 2025, Matheus foi semifinalista do Mundial de Atletismo de Tóquio e terminou a temporada com a quinta colocação na final da Diamond League. O melhor momento veio na atual temporada, quando correu abaixo dos 48 segundos seis vezes, melhorou seu recorde pessoal para 47s26 e terminou em terceiro lugar na final da Diamond League, no último sábado (5).
Agora, terá pela frente uma das provas mais fortes do Ultimate. Matheus estará na segunda semifinal dos 400m com barreiras, ao lado do norueguês Karsten Warholm, enquanto Alison dos Santos estará na primeira, com Rai Benjamin.
➡️ Tudo sobre os esportes olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Gabriele dos Santos: entre as oito melhores
Se Matheus chega ao Ultimate em meio à ascensão nos 400m com barreiras, Gabriele dos Santos vive a oportunidade de competir em um grupo extremamente restrito no salto triplo. A brasileira de 31 anos está entre as oito atletas que disputarão a prova feminina em Budapeste. Sua marca de 14,18m, registrada no Pan-Americano de Atletismo de Medellín, em 28 de junho, garantiu a presença no torneio.
Treinada por Tania Fernandes de Paula Moura, Gabriele encara a competição com uma meta clara: aproveitar a oportunidade para melhorar sua participação em grandes eventos. Atual campeã Pan-Americana, a brasileira terá como rivais a dominicana Thea LaFond, atual campeã olímpica, e a senegalesa Saly Sarr, atual campeã da Diamond League.
🔥 Ganhe R$100 de volta em crédito se perder - jogue R$100 e confira as regras
*18+ | Ministério da Fazenda adverte: Aposta não é investimento | Conteúdo comercial | Aplicam-se termos e condições.
Tudo sobre

Vôlei
Surpresa de Zé Roberto entra e garante vitória do Brasil: 'Pronta'
Há 1 hora
Mais Esportes
Em formato inédito, Mundial de Atletismo Ultimate reúne elite
Há 1 hora
São Paulo
São Paulo acumula histórico de lesões no estádio do Palmeiras
Há 1 hora
Cruzeiro
Cruzeiro deve fechar janela com elenco mais enxugado, mas com perdas importantes
Há 2 horas
Flamengo
Flamengo afasta o bicho-papão da altitude e dá passo gigante na Libertadores
Há 3 horas
Vasco
Vasco vive dia decisivo por Richarlison; veja cenários
Há 3 horasMais LANCE!

'Inspirada' em Thiago Silva, Gabi salva bolas com pé no Sul-Americano

Luzia critica banimento de Tifanny pela CBV: 'Desumano'

Flamengo supera altitude, vence Del Valle e leva vantagem para o Rio na Libertadores

Titular do Corinthians é punido e não joga contra o Estudiantes

Com set 'interminável', Brasil bate Colômbia e mantém 100% no Pré-Olímpico

Gabriel Pereira chega ao Rio de Janeiro para assinar com o Vasco

Rosamaria é substituída com dores no Sul-Americano feminino de vôlei

Corinthians se pronuncia sobre possível punição a Memphis; confira

Escalação: Jardim define Flamengo com mudança para pegar Del Valle na altitude

Ledio Carmona é sincero sobre Coutinho no Santos: 'Parecia ex-jogador'

Estudiantes pede suspensão de Memphis, do Corinthians, após gesto; entenda

Veja os lances da vitória do Brasil sobre a Colômbia no Sul-Americano de vôlei


